SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

DF: 1º em matemática

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/12/2013 14:00 / atualizado em 04/12/2013 10:45

No plano interno, o Distrito Federal se destaca como a melhor unidade da Federação em matemática, com 416 pontos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) — seguido por Santa Catarina (415) e Espírito Santo (414), cujos índices são superiores à média nacional na disciplina, que é de 391. Se comparado aos outros países participantes do exame, entretanto, o DF ficaria em colocação nada confortável: entre a 52ª e a 53ª, ainda entre os 15 piores do ranking.

Apesar da comparação, se analisada a capital federal em relação ao ranking mundial, a subsecretária de educação básica da Secretaria de Educação do DF, Edileuza Fernandes, ressalta que esse foi um dos melhores resultados obtidos desde 2000. “Este ano, demos uma contribuição importante para melhorar a média brasileira no exame”, diz.

Em Leitura e Ciências, a capital conquistou o segundo lugar, superado apenas pelo Rio Grande do Sul e pelo Espírito Santo. Participaram do Pisa, no DF, 677 estudantes de 25 escolas. O Tocantins aparece como o último colocado nas três disciplinas do exame internacional.

O Pisa mostra que homens são melhores em matemática; enquanto as meninas, em leitura. Mesmo assim, para Lucas Reis, de 15 anos, a matemática ainda assusta. “É muito fácil de errar, principalmente por falta de atenção. Um sinal trocado ou uma vírgula fora do lugar e você erra o item”, lamenta. (JC e AS)

Tags:

publicidade

publicidade