SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Concurso de vídeos sobre tema tema afro premia vencedores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/12/2013 11:21

Diego rocha/MEC
Os vídeos Lenda de Oxumaré, Igualdade e Ilumine-se são os vencedores da primeira edição do prêmio Curta Histórias, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação. Sob o tema Africanidades Brasileiras, concorreram 233 equipes de estudantes e professores de escolas públicas das 27 unidades da Federação.

Vencedor do júri popular, com 3.353 votos dados pela internet, Lenda de Oxumaré foi criado por estudantes e educadores da Escola de Ensino Médio Dragão do Mar, de Fortaleza. A comissão julgadora escolheu Igualdade, produzido na Escola Municipal Florestan Fernandes, de Belo Horizonte, e Ilumine-se, da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, do Rio de Janeiro. Segundo colocado na votação pela internet, o curta Bom pra quê?, ganhou menção honrosa. O vídeo foi criado por estudantes da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, de Belo Horizonte.

Os prêmios foram entregues pela secretária Macaé Evaristo e pelos parceiros do prêmio Curta Histórias, na segunda-feira, 2, no Ministério da Educação, em Brasília. Os estudantes e professores vencedores participam, até sexta-feira, 6, em Brasília, de oficina de formação em cinema e empreendedorismo. Cada um deles ganhou um tablet e um smartphone. As escolas dos vencedores receberam aparelhos data show, DVD, filmadora digital e câmera fotográfica semiprofissional.

Prioridades

O concurso de vídeos foi dirigido a estudantes vinculados aos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador que este ano fizeram trabalhos sobre os temas educomunicação, comunicação e uso de mídias, cultura digital e cinema. Também participaram estudantes da educação básica pública de unidades que participam do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

Promovido pela Secadi, o prêmio visa a incentivar o surgimento de novos talentos e a estimular atividades pedagógicas audiovisuais de cunho cultural e educativo nas escolas públicas. Foram parceiros da iniciativa, a Fundação Casa da Árvore, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e as fundações Vale e Telefônica.

Confira os vídeos:

• Lenda de Oxumaré
• Igualdade
• Ilumine-se
• Bom pra quê?
Tags:

publicidade

publicidade