SIGA O
Correio Braziliense

EDUCAçãO »

De olho no calendário escolar

Prazo para conclusão das matrículas na rede pública acaba quarta-feira. Até amanhã, sai o boletim individual de desempenho do Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/01/2014 14:00 / atualizado em 03/01/2014 10:01

Manoela Alcântara , Mariana Niederauer

Ed Alves
O início do ano significa também novidades na educação. Seja no ensino superior, seja no básico, é época de os pais e alunos ficarem atentos comos prazos e resultados de seleções e vestibulares. Na rede pública de ensino, o prazo para efetivação das matrículas termina em 8 de janeiro, próxima quarta-feira. Todo o procedimento realizado em outubro do ano passado, por meio do telefone 156, precisa ser confirmado pelos pais ou responáveis nas secretarias das instituições na quais os alunos foram contemplados com uma vaga. Eles devem ter em mãos documentos pessoais como identidade e CPF (veja quadro). Se todo o procedimento correto não for realizado, o estudante perde a oportunidade.

O resultado dos novos cadastros foi divulgado em 13 de dezembro no site e nas Coordenações Regionais de Ensino. As inscrições para as vagas remanescentes serão abertas em 14 de janeiro, diretamente nas escolas. Outras informações podem ser adquiridas no site da Secretaria de Educação (www.se.df.gov.br) ou pelo telefone 156. As aulas da rede pública começam em 5 de fevereiro e vão até 22 de dezembro. Este será um ano atípico. Com a Copa do Mundo sediada pelo Brasil, com sete jogos em Brasília, o calendário escolar foi alterado. Conforme a Lei Geral da Copa, os estudantes terão um mês de recesso no meio do ano. As férias serão entre 12 de junho e 13 de julho.

Educação superior
Outra data para ficar atento é a de cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes podem fazer a inscrição entre 6 e 10 de janeiro. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço: http://sisu.mec.gov.br. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado entre hoje e amanhã. Os estudantes que fizeram o certame, em outubro deste ano, terão acesso individual ao boletim de desempenho. Um bom resultado é essencial para a inscrição no Sisu.

Só podem realizar o cadastro, referente à primeira edição de 2014, os concorrentes que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. Cada um poderá se inscrever em até duas opções de vaga. Esta é a primeira vez que a Universidade de Brasília (UnB) substitui o vestibular do início do ano pelo Enem. Por todos os procedimentos serem novos, atenção redobrada é importante para não perder nenhum prazo. Todos os procedimentos são de responsabilidade do aprovado.

A consulta preliminar das vagas cadastradas pela UnB já foi disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). Até o momento são 1.971 oportunidades. Essa seleção é responsável por preencher 50% das vagas do primeiro semestre. O restante é destinado aos participantes do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que terá o resultado divulgado em 10 de janeiro. Nessa mesma data, os estudantes poderão ter acesso ao gabarito definitivo e ao resultado final dos itens tipo D e da redação. Prevista anteriormente para o dia 14 deste mês, a divulgação dos aprovados na terceira etapa foi antecipada.



Sem aulas na Copa
O artigo 64 da lei diz que “os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol”.



Calendário

Resultado do Enem
Entre hoje e amanhã

Inscrições no Sisu
6 de janeiro

Resultado da 3ª etapa do PAS
10 de janeiro

» Educação Básica

Prazo para efetivar a matrícula na rede pública de ensino
8 de janeiro

Inscrições para vagas remanescentes
14 de janeiro

Início das aulas na rede pública
5 de fevereiro

Término das aulas
22 de dezembro



Identificação
Confira alguns documentos necessários para efetivar a matrícula:

Educação infantil

» Original e cópia da Certidão de Nascimento;

» Duas fotos 3X4;

» Comprovante de residência;

» Cópia do Cartão de vacina do estudante atualizado, tipagem sanguínea e fator RH;

» Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso;

Ensino fundamental / Ensino médio

» Original e cópia da Certidão de Nascimento, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

» Duas fotos 3X4;

» Comprovante de residência,

» Tipagem sanguínea e fator RH;

» Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso, Título de Eleitor, se necessário; Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar.
Tags: