Cerca de 40 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/01/2014 18:05 / atualizado em 21/01/2014 09:49

O ano letivo começou nesta segunda (20/1) em cerca de 90 escolas particulares de ensino fundamental e médio do Distrito Federal. Os dados são do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF) que representa 480 escolas. A maioria, porém, retoma as atividades na próxima semana, a partir de 27 de janeiro e, em algumas escolas, a partir de 3 de fevereiro. Nas escolas públicas, as aulas retornam em 5 de fevereiro.

Ana Luisa Braun, 16 anos, acordou cedo para a aula. "Cheguei animada para rever os amigos", exclama. Ela vai começar a 3ª série do ensino médio no colégio Sigma e conta que já sentiu o peso desde o primeiro dia: "Alguns professores já começaram com conteúdo. Eu esperava um dia mais tranquilo". Além de este ser o último ano do colégio, ela terá que se preparar para várias escolhas. "Penso em fazer moda em São Paulo. Eu sei que vou ter que correr atrás e me dedicar muito", diz.

Para finalizar o recesso, Giulio Henrique Pasini, 16, fez até uma festa. "Saí com os amigos e fiz uma festa para aproveitar até o último segundo de descanso”, diz. Para Giulio, o retorno foi bem tranquilo, mas os professores enfatizaram a importância da série que está começando. “Agora, na 3ª série, é a reta final. Vamos torcer que tudo vá bem."

No colégio Leonardo da Vinci, as aulas também voltaram um pouco antes da maioria.  A coordenadora pedagógica da unidade da Asa Norte, Luciana Falge Tenório, explica que o calendário foi um ajuste para a Copa do Mundo. "Como teremos um recesso maior no meio do ano, antecipamos um pouco o início das aulas e terminaremos no início de dezembro". Ela conta que o primeiro dia no colégio foi cheio de reencontros e, ao contrário do esperado, a maioria dos alunos compareceu: "Havia muita ansiedade para ver o que havia de novo. Os alunos conheceram os professores novos e reencontraram os antigos. E os professores e os funcionários também mataram as saudades. Até tivemos que tirar alguns pais da sala do ensino infantil", comenta.

O calendário escolar esse ano terá alteração especial para a Copa do Mundo de Futebol. A Secretaria de Educação anunciou, em agosto de 2013, que os alunos das escolas públicas terão 13 dias a mais de recesso no mês de julho, totalizando 30 dias. Nos Centros Interescolar de Línguas (CIL), as aulas retornam em 10 de fevereiro.
Tags: