SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Blitz educativa na volta às aulas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/01/2014 10:00

Com o início das aulas, é necessário redobrar a atenção com o trânsito. Com o aumento na quantidade de carros nas ruas, engarrafamentos aparecem em regiões que estiveram pacatas nas últimas semanas: as redondezas de escolas, em horários de entrada e de saída de alunos. Na tentativa de otimizar o trânsito e zelar pela segurança dos estudantes, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará blitzes nas próximas duas semanas, distribuindo panfletos para pais, crianças, adolescentes e motoristas (veja Cronograma).

As ações acontecem no intervalo entre a saída do período matutino e a entrada do período vespertino, das 11h30 às 14h30. Além de funcionários do Detran distribuindo panfletos educativos, a trupe de teatro da autarquia também serve como atrativo para as crianças. “Fazemos a campanha porque o trânsito muda nessa época do ano. O foco é melhorar a fluidez, porque o tráfego sempre fica mais complicado nesses dias. Também queremos reforçar a segurança dos alunos”, explica Andréa Costa, gerente de Ações Educativas de Trânsito do órgão.

Entre as orientações, as mais importantes dizem respeito ao embarque e desembarque dos estudantes: é preciso tentar fazer com que o procedimento seja mais veloz. É melhor, por exemplo, evitar deixar a mochila no porta-malas, e entregar o dinheiro do lanche em casa. “Orientamos os pais a não ficarem em fila dupla, e também a não aproveitarem que o trânsito está parado para deixar os filhos saírem do carro. Esse tipo de ação gera mais congestionamento”, comenta Costa. Segundo ela, o ideal é estacionar o carro e deixar a criança na escola com segurança, ou então permitir que ela desça do veículo quando estiver parado em áreas indicadas para este fim. “Parece básico, mas muitos pais não usam o cinto de segurança ou dispositivos de retenção. Além disso, é importante desembarcar a criança sempre pelo lado da calçada”, orienta.

O Detran também prevê uma série de palestras nas escolas, para conscientizar os alunos sobre a segurança no trânsito. “As crianças são grandes fiscais, nossos ajudantes nessa tarefa”, afirma Costa. Os colégios interessados deverão entrar em contato com o órgão para agendar o encontro. As palestras devem começar no próximo mês. Serão trabalhados temas como travessia segura na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança e regras de circulação para ciclistas.
Tags:

publicidade

publicidade