Estudantes e professores podem inscrever trabalhos para o Prêmio ANA 2014

Trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do país. Inscrições podem ser realizadas até 30 de maio no hotsite da premiação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/02/2014 15:10

Alunos e professores de instituições de ensino superior, médio e fundamental poderão inscrever seus trabalhos relacionados ao bom uso da água no Prêmio ANA 2014 até 30 de maio. Em sua 5ª edição, a premiação bienal da Agência Nacional de Águas (ANA) busca reconhecer boas práticas relacionadas a água na categoria ensino e em outras seis: empresas; governo; imprensa; organismos de bacia; organizações não governamentais (ONG); e pesquisa e inovação tecnológica.

A premiação busca reconhecer trabalhos que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do país e identificar ações que estimulem o combate à poluição e ao desperdício para apontar caminhos que assegurem água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

Desde 2010, a categoria ensino faz parte do Prêmio ANA. O primeiro trabalho vencedor foi o projeto Conhecendo os Banhados, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Campo Bom (RS). Na última edição, em 2012, foi a vez da iniciativa Lagoas Costeiras II, da Universidade de Caxias do Sul (RS), vencer a categoria.

Inscrições
Nesta edição do Prêmio ANA, as inscrições são gratuitas por meio do hotsite do prêmio. Caso os participantes precisem enviar materiais físicos complementares, deverá ser enviado por remessa postal registrada aos cuidados da comissão organizadora do Prêmio ANA 2014 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 118, Brasília (DF), CEP: 70610-200.

A data de postagem será considerada como a de entrega e o localizador da remessa deverá ser informado no ato da inscrição, que só será confirmada pela comissão organizadora após o recebimento dos materiais complementares enviados fisicamente.

Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, de acordo com o regulamento da premiação.

Etapas da premiação
O prêmio terá uma comissão julgadora composta por membros externos à ANA e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; impactos social e ambiental; potencial de difusão; adesão social; originalidade; e sustentabilidade financeira (se aplicável).

A comissão julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias. Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 3 de dezembro, em local ainda não definido. Os sete vencedores receberão um Troféu Prêmio ANA e outros prêmios poderão ser acrescentados.

Fique de olho no cronograma:
Inscrições: até 30 de maio
Avaliação: 4 de agosto a 12 de setembro (1ª fase), 6 a 10 de outubro (2ª fase)
Comunicação aos finalistas: 27 a 31 de outubro
Premiação: 3 de dezembro

Tags: