SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Pausa para o futebol

A Copa do Mundo vai mudar as férias do meio do ano de muitas escolas. Confira o que alunos das duas redes de ensino pensam sobre o assunto e como vão planejar as atividades nesse período

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/02/2014 16:48 / atualizado em 24/02/2014 17:18

A Copa do Mundo de futebol está chegando e já tem gente cheia de planos. Alguns vão até viajar para ver os jogos, enquanto outros vão assistir pela televisão, com família e amigos. Esse é um grande evento, pois muitas pessoas vêm ao Brasil para ver os jogos e visitar as cidades sedes da Copa, o que vai movimentar bastante o país. No comércio, nas casas e nas ruas, há uma série de preparos.

Nas escolas não é diferente. O calendário escolar foi alterado para que os alunos estejam liberados durante o Mundial de 2014. Nas escolas da rede pública, as férias do meio do ano foram antecipadas. O recesso começará em 12 de junho e terminará em 13 de julho. As escolas particulares não devem aderir ao recesso de 32 dias no meio do ano. Cada escola vai ter um cronograma diferente. Algumas começaram as aulas mais cedo, outras terão recessos mais longos quando a Copa começar, ou vão liberar os alunos para assistir aos jogos do Brasil e, mais tarde, vão repor aulas aos sábados.

Qual será a melhor escolha? Será que o recesso pode atrapalhar os estudos ou o desempenho dos alunos? Férias longas no meio do ano letivo serão um ponto positivo para todo mundo ou só para alguns? Nas escolas, as crianças têm várias opiniões. Veja o que estudantes de escolas públicas e particulares acham sobre as mudanças do calendário de 2014.

Alunos do Centro de Ensino Polivalente, na Asa Sul

Paula Rafiza/ESP/CB.D.A Press

Elis Marques, 12 anos
Aluna do 7º ano

Acho que, com o recesso no meio do ano, quem tem dificuldades vai ter pouco tempo para aprender a matéria. Eu tenho facilidade, mas acho que deveria ter a mesma quantidade de férias no meio do ano que em 2013, duas semanas. Também fiquei sabendo que, uma semana depois das férias, vão começar as provas. Tenho certeza de que, nesse mês de folga, ninguém vai querer estudar e vai ter que relembrar o conteúdo em uma só semana.


Bernardo Mendes, 12 anos
Aluno do 7º ano

Acho que o recesso em junho vai atrapalhar nossos estudos por causa das provas que começam logo após as férias no meio do ano. Vai ser meio difícil, pois teremos pouco tempo para estudar e relembrar os conteúdos que a professora passou. No ano passado, as aulas começaram bem mais tarde, em 18 de fevereiro. Este ano, voltamos antes, em 5 de fevereiro. Em vez de ter um mês de recesso, poderíamos ter começado ainda mais cedo, no fim de janeiro.

Júlia Ramalho, 11 anos
Aluna do 7º ano

Acho que, apesar de termos começado mais cedo, deveríamos ter, no máximo, uma semana de recesso, e não um mês. Isso vai atrapalhar um pouco. Acho que cada um deve seguir estudando, pois o estudo é a fórmula do sucesso. Eu mesma, durante o recesso, vou tentar dar uma relembradinha no conteúdo das matérias, senão esqueço tudo.

Alessandro Nunes, 12 anos.
Aluno do 7º ano

Vou aproveitar as férias porque futebol é meu esporte favorito, então poderei ver pelo menos os jogos do Brasil. Só acho que o recesso foi um pouco longo demais, a gente corre o risco de perder algumas matérias, isso vai atrapalhar os estudos. Com tanto tempo, o aluno pode esquecer o que já aprendeu e, quando voltar, não estará com o mesmo ritmo de antes. Quem não tirar, pelo menos, um tempo para estudar não vai saber quase nada para as provas, que começam logo após o recesso.

Yan Lucas Santos, 11 anos
Aluno do 7º ano

Eu acho muito bom ter um recesso longo. Vai ser legal ver a copa, principalmente para quem tem os ingressos. Será muito emocionante. Acho que não vai atrapalhar os estudos, acredito que dá sim para parar durante um mês e voltar com o mesmo ritmo. Na minha opinião, vai ficar tranquilo, dependendo dos alunos, claro. Por isso, espero que todos estudem bastante até lá.

Débora Bejarano,12 anos
Aluna do 7º ano

Na minha opinião, a Copa não vai interferir em nada, vamos voltar do recesso como se estivéssemos em início de ano, retomar o ritmo, começar de novo. O recesso não vai atrapalhar de jeito nenhum, isso depende do ritmo do aluno. Mesmo assim, confesso que eu não concordo com tanto tempo sem aula no meio do ano. Acho que poderiam ter reduzido isso. Uns 20 dias já estariam de bom tamanho.
Alunos do Colégio Candanguinho, no Sudoeste
Carlos Vieira/CB.D A Press

Artur Afonso Guimarães, 12 anos
Aluno do 8º ano

A Copa é um evento bom, mas, por mim, as escolas continuariam com as aulas. Seria melhor assim. Quem sabe pudéssemos fazer umas pausas para assistir aos jogos, ou pelo menos uma parte deles. Talvez fosse até bacana ter feriados para assistir aos jogos com a família, porque ver jogo sozinho também não dá, né? Mesmo assim, acho que quem tem menos feriados aproveita mais, estuda mais.

Beatriz Chaves, 13 anos
Aluna do 8º ano

Não gosto muito de futebol, então para mim não faz muita diferença, mas acho que esse recesso tem pontos positivos e negativos. O lado bom é que, no meio do ano, teremos uma semana a mais de recesso do que o normal, ou seja, mais tempo de descanso. O lado negativo é que a gente vai repor aulas aos sábados, o que não é muito legal. Não gosto da Copa, mas, por causa dela, vou ter que acordar cedo nos fins de semana, que, na minha opinião, devem ser para descansar dos cinco dias de aula.

Lara Falcão, 12 anos.
Aluna do 8º ano

Acho legal ter férias longas no meio do ano para viajar e sair com os amigos. Acho que não vai prejudicar em nada. Quando a gente voltar, os professores vão ajudar a repor a matéria direitinho, como eles sempre ajudam quando a matéria está atrasada. Além disso, eles devem adiantar o conteúdo antes do recesso.

Pablo Rodrigues, 12 anos
Aluno do 7º ano

Acho que tem muita gente que gosta de futebol no Brasil, é legal ter vários feriados e férias longas para curtir os jogos. Quem não gosta, pode aproveitar com outra coisa. Na escola, talvez isso atrapalhe um pouco, já que vamos repor aulas nos sábados e a gente gosta de dormir até tarde nesse dia. Além disso, vamos ter um recesso mais longo que o normal, mas como essa escola é bem puxada quanto às matérias, podemos até repor as aulas perdidas depois de um tempo.

Giulia Silva, 13 anos
Aluna do 8º ano

Não curto muito a copa, então não vou aproveitar tanto para ver os jogos. Vou fazer outras coisas, como sair com minhas amigas. Acho que o recesso não vai atrapalhar tanto os estudos porque, ao fim do ano, teremos reposto todos os dias letivos perdidos. Apesar de gostar da ideia de ter um período maior de férias, não gostei de saber que teremos provas aos sábados. Só acho que vai ser difícil voltar do recesso porque, com tanto tempo, talvez a gente se esqueça um pouco da matéria no retorno.


 

Tags:

publicidade

publicidade