SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Cooperação entre Espanha e Brasil é destaque em evento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/03/2014 17:32

A Fundação Conselho Espanha-Brasil homenageou nesta quarta-feira, 12, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A iniciativa é um reconhecimento à gestão do ex-ministro à frente do Ministério da Educação, pela promoção e desenvolvimento da educação no Brasil e sua contribuição na relação entre os dois países. Participaram da solenidade o príncipe Felipe das Astúrias, o ministro da Educação, Henrique Paim, e o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad.

De acordo com Paim, Mercadante exerceu um papel fundamental na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da educação no Brasil, como o programa de educação técnica e profissional, que prepara os jovens para o mundo do trabalho.

Nas relações com a Espanha na área da educação, o ministro destacou a importância do país como um dos destinos mais procurados pelos estudantes do programa Ciência Sem Fronteiras, que promove a mobilidade acadêmica internacional, para ampliar a presença de estudantes, professores e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior. De acordo com o ministro, atualmente, 45 instituições espanholas recebem estudantes brasileiros por meio do programa.

Brasil e Espanha mantêm em andamento 49 projetos, nas modalidades de doutorado sanduíche e pós-doutorado, no âmbito do programa Capes/DGU, pelo qual a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a instituição espanhola Dirección General de Universidades apoiam a cooperação científica entre universidades brasileiras e espanholas em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Também há projetos no âmbito do ProUni Salamanca, programa de fortalecimento da cooperação bilateral na educação, mediante seleção de estudantes brasileiros de baixa renda  para graduação completa na Universidade de Salamanca.

Enquanto a primeira turma do ProUni Salamanca se forma em maio de 2014, a Capes prorrogou, até a próxima sexta-feira, 14, as inscrições para seleção de novos estudantes interessados no Programa ProUni Salamanca de Bolsas de Graduação Plena. Para participar, os candidatos precisam cumprir os programas de renda do Programa Universidade para Todos e ter nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.

Os aprovados receberam um financiamento para uma reunião pré-partida em Brasília, auxílio instalação, seguro saúde, passagem aérea para a Espanha, mensalidades durante o curso preparatório de entrada na universidade de Salamanca com duração de seis meses e mensalidades por até quatro anos.

Acesse a página do Programa ProUni Salamanca de Bolsas de Graduação Plena
Tags:

publicidade

publicidade