SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Máquina de sonhos

Alunos de escola no Condomínio Sol Nascente recebem a visita de pilotos da Stock Car e vibram com a chance de conhecer um carro da categoria, que realiza a 3ª etapa do ano, domingo, na capital

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/04/2014 18:09

Jéssica Raphaela

Marcelo Ferreira/CB.D.A Press
Eram 15h25 quando o sinal tocou. Nunca um intervalo no Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia foi tão esperado. O motivo estava exposto no pátio da escola: um carro de corrida da Stock Car. O bicampeão Ricardo Maurício e o companheiro da equipe Eurofarma RC Max Wilson visitaram a escola localizada no Condomínio Sol Nascente, maior favela do país, para mostrar às crianças da periferia uma realidade distinta da vivida cotidianamente.

Bastou o sinal tocar para o carro ficar cercado de olhares curiosos de alunos de idade entre 6 e 15 anos. A fascinação com o veículo era tamanha que quase havia a necessidade de um embate corpo a corpo para encontrar um lugar mais perto. A máquina da temporada passada, usada neste ano para exposições, chegou à escola logo cedo, às 9h. Os pilotos, no entanto, só compareceram à tarde. Guiados por um GPS, eles dispensaram motorista e chegaram dirigindo ao centro de ensino.

A euforia foi grande. “Eu nunca vi um carro de corrida de perto, nem achei que veria um na minha vida”, disse, encantada, Lorrany Lima, de 11 anos. “É muito legal ver e tocar num carro que a gente só vê na tevê”, completou Carlos Gabriel Rodrigues, da mesma idade. A presença dos pilotos na maior favela do país — segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) — despertou curiosidade nos estudantes. “Fico querendo saber como eles conseguiram se tornar pilotos, porque é uma coisa que muita gente quer, mas poucos conseguem”, disse Thiago Arraes, de 14 anos.

A realidade dos pilotos e dos alunos pode ser diferente, mas algo os aproxima: o fascínio pela velocidade. “Como será dirigir a 300km/h?”, questionou o estudante de 15 anos Francisco Alezzir. A resposta dos pilotos destaca a segurança do veículo. “Não é um carro comum”, observou Max Wilson. Acostumados a expor os carros em shoppings e grandes centros urbanos, os pilotos ficaram satisfeitos com a nova experiência. “Já colocamos o carro em tantos lugares, mas nunca dentro de uma escola, ainda mais sendo pública e estando em uma área de risco. Agora pensamos: por que nunca fizemos isso antes?”, avaliou o piloto, lembrando o fato de o automobilismo ser um esporte de elite.

Para o campeão da temporada passada, Ricardo Maurício, esse contato direto com o carro e com os pilotos desperta o interesse das crianças e dos adolescentes pelo esporte. “Essa oportunidade de tocar e ver o veículo faz com que eles fiquem mais interessados. Eles veem que o carro está ali, acessível. Isso os aproxima não só do automobilismo, mas do esporte em geral”, comentou o piloto, que espera ter conseguido novos fãs na cidade.

A diretora da escola que atende mais de 1.300 estudantes, Glauce Kelly Furletti, acredita que a simples iniciativa amplia o horizonte dos alunos. “Temos crianças que nunca foram ao shopping, que não conhecem a Esplanada dos Ministérios. Eles são muito carentes de oportunidades. Ter um carro de corrida no pátio abre para eles um mundo novo”, destacou, tão animada quanto os alunos.

Em busca do topo

A equipe campeã de 2013 tenta se reerguer na terceira etapa da Stock Car, já que os pilotos não foram bem nas primeiras duas provas da temporada. “Brasília tem uma corrida diferente, no anel externo do autódromo, o que torna o percurso mais curto e mais veloz. Todo piloto adora o trajeto porque é muito rápido.
É a nossa chance de conseguir um bom desempenho e avançar na competição”, espera Ricardo Maurício, dono da 9ª posição na temporada.

Programação

A partir de hoje, os pilotos já aceleram na pista. Confira o cronograma da 3ª etapa
da Stock Car 2014, no
Autódromo Internacional
Nelson Piquet.

Hoje
15h40 – Shakedown
16h – 1º Treino Livre

Amanhã
9h – 2º Treino Livre
14h – Classificação
16h – Volta rápida

Domingo
9h – Volta Rápida
12h33 – Largada da corrida 1 (40 min de prova + 1 volta )
13h48 – Largada da corrida 2 (20 min de prova + 1 volta )
Tags:

publicidade

publicidade