SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

CENTROS OLÍMPICOS

2ª semana do Encontro do Esporte Paralímpico continua nesta terça-feira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/05/2014 18:52 / atualizado em 12/05/2014 18:59

Camila de Magalhães/SEspDF/FAC
A primeira semana do Encontro do Esporte Paralímpico 2014, promovido pelo projeto Esporte e Cidadania, foi um sucesso. Cerca de 2 mil alunos dos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participaram do curso de criatividade e modelagem em argila, ministrado por artista cego. Além de despertarem o talento artístico, crianças, jovens, adultos e idosos vivenciaram dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual e aprenderam a lidar com situações do dia a dia de quem não pode enxergar.

A partir desta terça-feira (13/5), começam as experiências esportivas. Alunos com e sem deficiência serão convidados novamente a se juntar para praticar modalidades adaptadas e atividades que visam sensibilizar para as diferenças e estimular uma convivência respeitosa, livre de discriminações. Atletas profissionais participarão de dinâmicas junto com os alunos. A iniciativa é uma parceria da Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

Na programação, estão oficinas de experimentação de basquete em cadeira de rodas, bocha adaptada, parabadminton e vôlei sentado, além de gincana e corrida de orientação. Nesta última, cada grupo deve contar com ao menos um integrante com deficiência ou simulando alguma deficiência. As equipes deverão cumprir trajetos nos Centros Olímpicos, organizando-se da melhor forma para que todo o grupo possa concluir a atividade.

O encerramento do Encontro será na sexta-feira (16/5), a partir das 8h, no Centro Olímpico de Samambaia. Haverá um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos da garotada sobre esportes paralímpicos, com base em jornalzinho produzido especialmente para o evento. As equipes vencedoras serão premiadas com troféus. O governo do Distrito Federal estará presente para a entrega de certificados aos primeiros beneficiados pelo Programa Bolsa Paratleta Paralímpica, instituído após lei distrital sancionada em dezembro de 2013.

“Os resultados da primeira etapa do Encontro foram gratificantes. Os alunos ficaram sensibilizados e conseguiram extrair lições surpreendentes das atividades com pessoas com deficiência visual. A expectativa agora é que, com a vivência esportiva de outros tipos de deficiência, eles enfrentem novos desafios e experimentem a superação e integração”, destaca Mariana Borges, superintendente da Fundação Assis Chateaubriand.

Programação do Encontro do Esporte Paralímpico 2014

13/5 (terça): Experimentação de modalidades esportivas adaptadas
14/5 (quarta): Gincana
15/5 (quinta): Corrida de orientação
16/5 (sexta): 8h, encerramento do evento no Centro Olímpico de Samambaia
As atividades dos dias 13, 14 e 15 ocorrem simultaneamente nos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, nos turnos matutino e vespertino.
Quem pode participar: somente alunos dessas unidades esportivas
Saiba mais em www.facbrasil.org.br e www.facebook.com/esportecidadaniadf
Tags:

publicidade

publicidade