SIGA O
Correio Braziliense

Jornada integral se amplia para atingir 60 mil escolas em 2014

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/05/2014 15:51

Portal MEC

A jornada ampliada de sete horas chegará a 60 mil escolas públicas do Brasil no final de 2014. A informação foi dada pelo ministro Henrique Paim nesta terça-feira, 27, no programa de rádio Hora da Educação, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

Atualmente, 49 mil escolas de todo o país adotam a jornada ampliada. O programa Mais Educação está com prazo de cadastramento aberto até 30 de junho, para que escolas públicas interessadas façam sua adesão.

“Temos tido uma demanda muito grande pela educação de tempo integral e uma boa parceria com as secretarias dos estados e municípios, o que torna factível e possível atingirmos em dez anos a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que é de 25% das matrículas em educação integral”, afirmou o ministro.

Paim ressaltou também o crescimento de 140% nas matrículas nessa modalidade, de 2010 a 2013, revelado pelo Censo da Educação Básica de 2013. “Foi basicamente um crescimento nas escolas públicas. Se considerarmos somente o período de 2012 para 2013, tivemos um crescimento de 45%, o que mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

O cadastramento das escolas deve ser feito por meio do acesso ao sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo. O Mais Educação oferece educação integral por meio da diversificação de atividades educacionais, entre as quais esporte e cultura.

As escolas do Mais Educação passam a oferecer orientação de estudos e leitura, com acompanhamento pedagógico, obrigatória para todas as escolas. As atividades no contraturno recebem monitoria, preferencialmente, de estudante de licenciaturas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ou de estudantes de graduação com estágio supervisionado.
Tags: