Ensino_EducacaoBasica

PNE é aprovado por unanimidade no Plenário da Câmara dos Deputados

Emendas serão analisadas a partir de segunda-feira

postado em 28/05/2014 20:32

[SAIBAMAIS]Em sessão extraordinária, deputados apreciam o Plano Nacional de Educação (PNE ou PL n; 8035/10) no Plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (28/5). O texto-base foi votado e aprovado hoje, mas destaques vão ser discutidos a partir da próxima segunda-feira (2/6).

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convidou a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) para presidir a votação do PNE, pelo seu histórico de luta pela educação. Foi ela a responsável por declarar ;Aprovado o Plano Nacional de Educação;, depois que 18 partidos, além do líder da minoria e a base do Governo, votaram pela aprovação do projeto.

A deputada Rosane Ferreira (PV-PR) ressaltou que a ;educação é o único caminho para este país;. O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) avalia que o PNE é uma base para o futuro da política educacional brasileira.

O plano propõe, entre outras medidas, a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação ao fim de 10 anos. Um dos destaques a ser analisado na próxima semana envolve a possibilidade de a União complementar recursos de estados, municípios e Distrito Federal, caso as unidades não consigam cumprir padrões de qualidade da educação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação