SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíada Brasileira de Matemática começa nesta terça-feira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/06/2014 19:19

A prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) vai ser aplicada nesta terça-feira (3/6) nas mais de 3 mil escolas públicas e particulares participantes. Em sua 36ª edição, a OBM conta com número recorde de inscrições: são mais de 560 mil estudantes de ensino fundamental e médio.

Na prova da Olimpíada, os alunos serão divididos em três níveis. Os estudantes do ensino fundamental participam dos níveis 1 e 2. No nível um, ficam os alunos do 6º e do 7º ano e, no nível 2, os do 8º e do 9º ano. Os alunos do ensino médio participam do nível 3.

“Eu estou muito ansiosa, mas, como estudei muito, acho que vou conseguir tirar uma nota boa”, conta a estudante Rafaella Ferreira, que tem 13 anos e está no 8º ano do ensino fundamental no Colégio Marista. Ela explica que a escola preparou um grupo de estudos especial para a OBM. Além de refazerem questões de provas anteriores, os alunos leram e debateram o conteúdo em grupo.

Para ajudar os alunos a estudar para a OBM, o Centro de Ensino Médio 9 da Ceilândia realiza aulões que abordam a matemática de forma mais envolvente e criativa. Com as brincadeiras e os jogos, os alunos ficam mais empolgados para aprender a matéria. A Coordenadora de Olimpíadas do CEM 9 de Ceilândia, Alessandra Lisboa, explica que os ex-alunos do CEM, que hoje estudam na Universidade de Brasília, voltam à escola para dar os aulões. “Além disso, alguns dos nossos próprios alunos que têm facilidade em matemática nos procuram para ajudar como Monitores Olímpicos”, conta Alessandra.

Os estudantes terão no máximo 3 horas para resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha. Os professores das escolas participantes vão corrigir as provas de acordo com o gabarito oficial, a ser publicado no site da OBM a partir da próxima sexta-feira (6/6).

Confira as fases da OBM

1ª fase - terça-feira, 3 de junho, nas escolas inscritas
2ª fase - sábado, 6 de setembro, nas escolas inscritas
3ª fase - sábado e domingo, 25 e 26 de outubro, local a definir
Resultado: os nomes dos estudantes premiados no site da OBM em dezembro
Tags:

publicidade

publicidade