Audiência debate dez anos de movimento de alfabetização e jovens e adultos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/06/2014 17:07

Agência Câmara

A Comissão de Educação promove audiência pública nesta terça-feira (10) sobre os dez anos do Projeto Mova-Brasil, inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, criado pelo educador Paulo Freire. O debate foi proposto pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e subscrito por diversos outros parlamentares.

A deputada destaca que ao longo de dez anos de existência, completados em 2013, o Mova-Brasil alfabetizou 246.571 brasileiros. Fátima Bezerra explica que projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) tem priorizado as regiões mais pobres para instalação de seus núcleos de alfabetização.

“Pelo que representa a luta do professor Paulo Freire em defesa da Educação e pela grandiosidade que representa o Mova-Brasil, eu acho oportuno que a Câmara dos Deputados faça um registro e um debate sobre as mudanças que este projeto tem realizado na vida de milhares de brasileiros”, acrescenta.

Foram convidados:
- a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Macaé Maria Evaristo dos Santos;
- o presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti;
- a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Rodrigues Repulho;
- o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio Moraes;
- o diretor do Sebrae/RN, João Hélio;
- a diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Francisca Pini;
- o coordenador do Mova-Brasil do Rio Grande do Norte, Jailson Morais;
- o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), José de Arimateia de Matos;
- o articulador nacional - Comitê Gestor, José Genivaldo Silva;
- a estudante alfabetizada pelo Projeto Mova-Brasil, Judite Sales de Araújo.

A reunião será realizada às 9h30, no plenário 10.
Tags: