Ensino_EducacaoBasica

Mestre budista visita moradores de rua

postado em 25/07/2014 13:48
Gyalwang Drukpa conversou com os jovens no Parque da Cidade (Ed Alves/CB/D.A Press)
Gyalwang Drukpa conversou com os jovens no Parque da Cidade

Em um tapete estendido à sombra de uma árvore ao lado da Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP), que funciona no Parque da Cidade, cerca de 30 jovens aguardam sentados pelas palavras de Sua Santidade Gyalwang Drukpa. De riso fácil e semblante tranquilo, o monge escuta as perguntas dos presentes e responde cada uma com paciência. O momento se torna ainda mais especial quando levada em conta a história de vida dos integrantes da plateia: eles são moradores de rua ; todos estudantes da EMMP ; e foram até o local apenas para conhecer o mestre. Gyalwang é o líder espiritual de autoridade máxima da linhagem Drukpa do budismo tibetano e visita Brasília até domingo. Ele tem uma agenda de palestras, lançamento de livros e outros eventos na cidade.

O encontro entre os alunos e Sua Santidade aconteceu ontem, às 12h. Gyalwang chegou acompanhado por outros dois monges, entre eles o Lama Tigme Llawang, nascido no Brasil e encarregado de fazer o papel de intérprete. Primeiro, o grupo foi apresentado às instalações pela diretora da escola, Amélia Araripe. Como fundador do movimento Live to Love, iniciativa humanitária global cujo objetivo é oferecer bondade amorosa e compaixão a todos os seres, Gyalwang disse se sentir identificado com o trabalho realizado pela EMMP. ;Estamos no mesmo barco;, afirmou.

O mestre se sentou no gramado ao lado do colégio, em uma cadeira enfeitada pelos outros monges com um manto especial. Gyalwang preferiu falar pouco e ouvir mais os jovens, que estavam cheios de curiosidade a respeito da vida e dos ensinamentos do budista. Um deles perguntou do que Gyalwang sentia mais falta desde que tinha começado sua trajetória como monge. ;Quando era criança, gostava muito de ficar no parque, brincando na rua. Tenho saudades do tipo de vida de vocês;, respondeu o mestre, humildemente.

Como mensagem final para os estudantes, Gyalwang os aconselhou a sempre tomar conta da saúde, respeitar a natureza e se dedicar a fazer o bem aos outros. ;Cuidar do corpo e não comer nem beber nada que nos faça mal nos permite viver mais e ter mais momentos felizes. Vocês têm que acreditar em vocês mesmos e, assim, boas coisas virão;, completou.

Os alunos ficaram empolgados com a visita de Gyalwang. ;Foi ótimo, gostei muito de tudo que ele falou. Ele disse que podemos ser o que quisermos e que temos apenas que nos esforçar para fazer por onde;, descreveu Gladston Dias de Barros, 30 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação