SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Língua portuguesa

Prazo para envio dos textos da olimpíada termina nesta sexta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/08/2014 11:40

Portal MEC

Termina nesta sexta-feira, 15, o prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014, enviarem on-line os textos escolhidos para a etapa seguinte, a municipal. Em todo o país, 46.902 escolas públicas com turmas do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio cumprem agenda comum, com foco na língua portuguesa. O tema em todos os gêneros literários é O Lugar onde Vivo.

Estudantes do quinto e do sexto anos do ensino fundamental escrevem poemas; do sétimo e oitavo anos, memórias literárias; do nono ano do ensino fundamental e primeiro do ensino médio, crônicas; segundo e terceiro anos do ensino médio, artigo de opinião.

A seleção das obras, pelas equipes de cada escola, constitui a primeira de quatro etapas da olimpíada. Dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso, mostram que o evento envolve 170 mil professores de língua portuguesa de 46.902 escolas das 27 unidades da Federação. Dos 5.565 municípios brasileiros, 5.014 aderiram, o que representa 90,1% do total.

Os textos selecionados são digitados em campo próprio, no portal da olimpíada, e seguem para a segunda fase, no âmbito do município. A terceira etapa é a estadual e a quarta, a regional.

Gêneros — Na fase regional, é promovido o encontro entre os melhores autores e os professores, por gêneros literários. Cada gênero terá 125 alunos, 125 professores e a equipe que vai trabalhar com eles. As reuniões por categoria serão realizadas em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Campo Grande, no período de 28 de outubro a 20 de novembro próximo. Nesses encontros são escolhidos os 20 textos finalistas, cinco por categoria. A reunião nacional será realizada de 24 a 28 de novembro. A premiação, em 1º de dezembro, em Brasília.

Os 20 estudantes e seus professores receberão medalhas, notebooks e impressora. As escolas dos ganhadores terão direito a dez microcomputadores, impressora, projetor multimídia, telão para projeção e livros.

Mais informações na página da Olimpíada de Língua Portuguesa na internet.

Tags:

publicidade

publicidade