Ensino_EducacaoBasica

Concurso de robótica para alunos de educação básica é neste domingo

97 equipes do Distrito Federal disputam quatro vagas para a fase nacional

postado em 28/08/2014 19:00

Estudantes do Marista se preparam nos últimos dias antes da competiçãoA etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica () ocorre neste domingo (31) no ginásio do Colégio Marista de Brasília a partir das 8h. Esta é a oitava edição da OBR, que se propõe a formar jovens capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes. Este ano, estão inscritos 384 estudantes do Distrtito Federal de instituições públicas e privadas.

A OBR possui dois níveis de competição para que tanto estudantes que nunca tenham tido contato com a robótica quanto alunos que aprendam robótica educacional possam participar: o nível 1, formado por alunos de ensino fundamental, e o nível 2, formado por alunos de ensino médio e técnico de até 19 anos.

No domingo, os alunos do DF disputam três vagas no nível 1 e uma vaga de nível 2 para a etapa nacional, que acontecerá em São Carlos, SP, de 19 a 22 de outubro ; e que garante vaga aos campeões de cada nível na RoboCup Junior Mundial 2015, competição mundial de robótica que será realizada na Tailândia.

Além das premiações para os três primeiros classificados em cada nível, sete prêmios extras serão distribuídos, a partir de 17h30: para a melhor equipe estrante, para a equipe mais dedicada, para as melhores equipes de escola pública e de escola privada e para as equipes com robôs mais robusto, inovador e elegante.

Lucas Wu Castro, 15, é aluno do 1; ano e competirá pela segunda vez. Avalia que a participação em 2013 foi muito positiva, mesmo não tendo se classificado para a etapa nacional. Este ano está ainda mais confiante: "Nosso robô está programado de um modo diferente, com certeza teremos mais chances. De qualquer forma, na última vez que competimos foi muito divertido", conta.

Lucas teve contato com a robótica com o incentivo do professor Pedro Costa, que participa da OBR pela terceira vez e é o responsável pelas sete equipes que representam o Marista de Brasília este ano (cada equipe é composta por, no máximo, quatro alunos e um professor, mas não há limite de equipes por instituição de ensino).

Entenda a competição
Anualmente a organização da Olimpíada estabelece uma tarefa a ser cumprida pelos robôs, que são programados, desenvolvidos e ajustados unicamente pelos alunos e não devem possuir nenhuma interferência humana.

Nesta edição, na prova prática, há a simulação de um ambiente de desastre, onde os robôs devem resgatar ;as vítimas; (latinhas de refrigerante) do perigo e transportá-las até a área segura ; um circuito que dura de dois a cinco a minutos, em média. Assim, as máquinas têm que demonstrar agilidade, capacidade de desviar de obstáculos, subir rampas e atravessar áreas desconhecidas.

Confira as equipes que concorrem no e no .

Não perca!
Data: 31/8/2014
Horário: das 8h às 17h30
Local: Colégio Marista de Brasília ; Ensino Médio
SGAS 615, módulo C ; Asa Sul
Mais informações .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação