Ensino_EducacaoBasica

Alunos conhecem energias renováveis na prática na sede da Embrapa

Estudantes de ensino fundamental aprenderam como é a transformação de óleo de cozinha em biodiesel

postado em 29/08/2014 20:24
O engenheiro bioquímico da Embrapa Diogo Nakai explica como ocorre a transformação do óleo em combustívelNa tarde desta sexta-feira (29/8), alunos do 9; ano do Colégio La Salle de Águas Claras visitaram a sede da Embrapa (Emprea Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na unidade de Agroenergia, para conhecer plantas e sementes a partir das quais produz-se biodiesel. O grupo de alunos acompanhou a produção do combustível a partir do óleo de cozinha junto a pesquisadores. Por trás da conscientização sobre as energias renováveis existe uma proposta ainda mais ambiciosa: informar o destino correto para os óleos de cozinha e transformar as escolas em pontos de coleta do produto. A Embrapa e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) desenvolvem a Usina Demonstrativa de Biodiesel (cuja inauguração está prevista para março de 2015), que irá transformar, em maior escala, os óleos de cozinha em biocombustível.

Lucas Lima, 14 anos, quer ser engenheiro agrônomo e visitou outras duas sedes da Embrapa. Ele se entusiasma com os trabalhos desenvolvidos. ;Imagina eu daqui há uns 20 anos pesquisador também?;, disse. O projeto arquitetônico sustentável da instituição também chamou atenção de outros alunos. ;O legal é que aqui é tudo renovável. Lá de fora está muito calor e aqui está fresco sem um único ar condicionado! As pessoas estão projetando e pensando no futuro;, comenta Victor Pedroza, 14. O professor de geografia Allyson César Rodrigues, que acompanhou os estudantes no passeio, ficou satisfeito com a atividade. ;É muito bom perceber como eles se despertam para a ciência. Queria até tornar esta visita que fazemos à Embrapa um projeto permanente;, conta.

Sobre o projeto
O projeto Mover ( Meu Óleo Vira Energia Renovável) é uma iniciativa de conscientização sobre energias renováveis que recebe,desde outubro de 2013, escolas na sede da Embrapa Agroenergia. A proposta é uma parceria entre a Embrapa, a Caesb e a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e faz parte do Projeto Cientista por Um Dia, que busca despertar a curiosidade para diferentes áreas da ciência.

Quer participar da iniciativa?
A Embrapa também adaptou o projeto para ser montado em instituições de ensino. Para receber o Mover na sua escola ou participar na sede da empresa, basta agendar pelo número (61) 3448-1581. A iniciativa é para alunos do 4; ano do Ensino Fundamental ao 3; ano do Ensino Médio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação