SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Jogos Escolares da Juventude reúnem 4 mil atletas em Londrina

Delegação do Distrito Federal tem mais de 180 participantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/09/2014 20:48

Debora Costa/Colégio Marista de Brasília
Londrina recebe, desde a última quinta-feira (4), 1.350 escolas e 4 mil atletas de todo o país para a etapa de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude. O Distrito Federal será representado por 50 instituições e 189 participantes (incluindo atletas, técnicos e dirigentes).

As modalidades individuais já estão sendo disputadas e as coletivas têm início nesta segunda-feira (8). A equipe de futsal que jogará pelo DF no Paraná viaja na próxima semana. Os 10 atletas e o técnico foram os vencedores de 2014 dos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) – etapa regional que classifica atletas para a fase nacional.

Daniel Vasconcelos, 13 anos, joga com a camisa 13 do time e explica que a equipe campeã treina junta há três anos! Com a conquista do primeiro lugar no JEDF, ele e um outro amigo rasparam o cabelo. A expectativa agora é cumprir outra promessa, desta vez com os outros oito companheiros. "A gente se dedica muito ao futsal. Agora sabemos que a etapa nacional é um pouco mais complicada, mas vamos correr atrás", garante.

O treinador da equipe de futsal vitoriosa e professor de educação física Márcio Pereira estreia como técnico nos jogos deste ano, mas já participou como jogador em edições anteriores. Márcio ressalta que boa parte dos atletas de ponta do Brasil passam por torneios como esse. “Nesta idade, muitos talentos ainda não foram tirados dos colégios. Os meninos de nível técnico acima da média são normalmente filtrados nos Jogos Escolares da Juventude”, explica.

Entenda os Jogos Escolares da Juventude

Os jogos são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e ocorrem anualmente desde 2008. A competição é dividida em duas etapas: para atletas de 12 a 14 anos e para atletas de 15 a 17 anos, que, em 2014, serão sediadas em Londrina e João Pessoa, respectivamente. O objetivo do COB com os jogos é contribuir para a inserção social por meio do esporte e incentivar a prática esportiva nas escolas, além de revelar atletas de alto rendimento, como explicou Márcio.

No Paraná, 13 modalidades estão sendo disputadas: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição se encerra dia 13 de setembro.
Tags:

publicidade

publicidade