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Correio Braziliense

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17° Prêmio Educador Nota 10 anuncia vencedores

Foram selecionados dez projetos entre 3,5 mil trabalhos inscritos

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postado em 09/09/2014 19:12 / atualizado em 09/09/2014 19:42

Foram anunciados os 10 professores que venceram a 17ª edição do Prêmio Educador Nota 10, realizado pela Fundação Victor Civita (FVC). De acordo com a FVC, foram inscritos mais de 3,5 mil trabalhos na premiação, que elege, todo ano, trabalhos que gerem aprendizado em crianças da educação infantil e estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo a organização do prêmio, todos os projetos ganhadores são de professores de escolas públicas. Embora professores de escolas públicas e privadas possam inscrever trabalhos no prêmio, os 10 projetos selecionados neste ano foram realizados em instituições públicas. Os educadores responsáveis pelos trabalhos vão receber um tablet e R$ 10 mil. A entrega será em 20 de outubro, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. Durante a cerimônia, também vai ser concedido o título de Educador do Ano a um dos professores. O profissional eleito e a escola onde o trabalho foi desenvolvido ganharão, cada um, R$ 5 mil. Seguem os resumos dos trabalhos vencedores: Professora: Ana Cláudia Santos Disciplina: Língua Portuguesa %u2013 6ª ano Trabalho: O povo conta Cidade: Santo Antônio do Monte - MG A leitura e produção de contos populares em verso e prosa foi o tema escolhido pela professora Ana Claudia para trabalhar com os estudantes do 6º ano. Os alunos tiveram que pesquisar com familiares causos e contos tradicionais orais típicos da região. Para ampliar o repertório da turma, a educadora apresentou uma vasta coletânea de textos da tradição oral, como o cordel Vaca Estrela e Boi Fubá, de Patativa do Assaré, o conto A panela do diabo, de Pedro Bandeira, e O olho torto de Alexandre, de Graciliano Ramos. Com estes recursos, a classe fez uma reflexão consistente sobre as diferenças entre a fala e a escrita e o uso adequado dessas variações de acordo com a situação. No final do trabalho, as histórias foram registradas e, mais tarde, reescritas para serem publicadas em uma pequena coletânea no formato de e-book. Professora: Andréa de Fátima Dias Tambelli Disciplina: Matemática %u2013 2º ano Trabalho: O trabalho com medidas Cidade: São Paulo - SP A professora Andréa explorou, junto à turma do 2º ano, instrumentos de medidas e resolução de situações-problema para uso do sistema de medidas convencionais ou não convencionais. Durante as atividades, as crianças colocaram em prática e ampliaram os conhecimentos que já possuíam. O processo se deu em duas etapas: primeiro, os estudantes realizaram, em grupo, uma série de estimativas sobre medidas que envolviam a preparação de cinco receitas simples. Depois, foram desafiados a adaptar uma receita de bolo, dobrando e dividindo ao meio a quantidade de ingredientes para que ela se adequasse a dois públicos em especial: uma classe com o dobro e outra com a metade de alunos que a deles. Professora: Angela Maria Vieira Disciplina: História %u2013 6º ano Trabalho: Os guardiões dos sambaquis Cidade: Joinville %u2013 SC A professora Angela abordou o tema de História antiga brasileira relacionando ao estudo dos sambaquis (sítios arqueológicos em que se encontram restos de conchas, ossos, objetos de pedra e cerâmica, entre outros) da região próxima à escola, no litoral de Joinville. No local, estão catalogados quatro sambaquis considerados patrimônios arqueológicos, apesar de estarem total ou parcialmente destruídos devido à pavimentação e à exploração imobiliária e ao uso das conchas para a fabricação de cal. Por meio de uma parceria com a equipe do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, a professora aprofundou o estudo com as crianças e ainda organizouum material de divulgação para informar e conscientizar a população sobrea preservação desses locais. Professor: Emanuel Alves Leite Disciplina: Arte %u2013 9º ano Trabalho: Lugar de circo é na escola Cidade: Macau - RN Aproveitando a curiosidade dos alunos em relação à cultura do circo, o professor de arte, que também é artista circense, explorou este tema com a turma do 9º ano. Emanuel escreveu uma apostila sobre a história do circo e mostrou vídeos de palhaços tradicionais, espetáculos ambulantes e do Cirque de Soleil. Após o estudo e a pesquisa, o educador incentivou cada estudante a criar e representar o seu próprio palhaço, disponibilizando oficinas de figurino, maquiagem e interpretação. Desta forma, a classe construiu conhecimento sobre o palhaço e o circo popular e, ao final do processo, foram apresentados esquetes pelas ruas de Macau. Professora: Mara Elizabeth Mansani Disciplina: Alfabetização %u2013 1ª ano Trabalho: Escrevendo com lenga-lenga Cidade: Sorocaba %u2013 SP A professora Mara desenvolveu um contexto didático para seus alunos do 1º ano avançarem na compreensão do sistema de escrita e aproximá-los do processo de composição de um texto. Ela escolheu as lenga-lengas (textos construídos com frases curtas, geralmente rimadas e com repetições de palavras) para trabalhar com a turma. Depois de mostrar alguns exemplos desse tipo de narrativa, as crianças escreveram, em pequenos grupos, lenga-lengas originais. O final do trabalho culminou na publicação das composições, que foram ilustradas em livros. Professora: Maria da Paz Melo Disciplina: Arte %u2013 4º ano Trabalho: O de dentro e o de fora: o desenho como expressão Cidade: Santa Rita do Sapucaí %u2013 MG %u201CFaça um desenho como você vê dentro da sua cabeça e não se preocupe se ficar diferente. A intenção é que ele tenha a sua cara.%u201D Esse foi o pedido de Maria da Paz aos alunos de 4° ano que apresentavam desenhos fracos e diziam não saber fazer isso. A partir daí, os alunos realizaram diferentes atividades com uma grande diversidade de materiais disponíveis na zona rural, onde se localiza a escola, como troncos, pedras, galhos e folhas, que se tornaram elementos importantes para a criação. Depois de apreciarem referências trazidas pela professora, as crianças fizeram esculturas e desenhos delas, de vários ângulos, passaram para o papel a sombra que os galhos faziam no chão, entre outras obras. No final do processo, a turma ampliou seu repertório gráfico e suas possibilidades artísticas. Professora: Marlene Garcia Alves Disciplina: Matemática %u2013 8º ano Trabalho: Construções no plano cartesiano Cidade: Apucarana - PR Para desenvolver o conteúdo de geometria analítica no 8º ano, a professora Marlene criou uma proposta didática em que a turma aprendeu a localizar coordenadas nos mapas geográficos e pares ordenados no plano cartesiano. O método escolhido pela educadora permitiu que a classe analisasse e investigasse conceitos geométricos. Inicialmente, os estudantes desenharam figuras geométricas simples e depois passaram a usar o plano cartesiano para construir fachadas das casas. Nessa etapa, os alunos trabalharam com autonomia, apresentando construções com aspectos artísticos interessantes, que foram exibidos em uma mostra cultural. Professora: Monique Godoi Gomes Lescura Disciplina: Geografia %u2013 8º ano Trabalho: Desastre natural: informar para prevenir Cidade: Lorena - SP Com objetivo de ampliar as noções que a turma do 8º ano tinha sobre desastres naturais, a professora Monique criou diversas atividades que tematizaram a caracterização, tipologia e distribuição espacial destes fenômenos. Os alunos realizaram pesquisas na internet e de campo, o que incluiu registros fotográficos, seminários, produções de texto e análises de gráficos. Além disso, os estudantes também visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para conhecer o uso de geotecnologias na previsão e monitoramento de desastres naturais. Com isso, a educadora conseguiu relacionar a ocorrência de desastres naturais ao cotidiano dos alunos que, normalmente, os associam apenas a fatos veiculados pela TV, algo longe de sua realidade. Professora: Paula Aparecida Sestari Disciplina: Educação Infantil %u2013 Pré-escola Trabalho: Baía da Babitonga: nosso berçário natural Cidade: Joinville - SC Com um manguezal vizinho à escola em que leciona, em uma região da periferia de Joinville, a professora Paula tratou da importância e das características deste ecossistema com a pré-escola. Por meio de conversas, leituras, observações, construções tridimensionais e de vivências, as crianças aprenderam sobre aquele ambiente. A turma também assistiu a vídeos, fez pesquisas sobre a região, fez diversas visitas de campo e montou uma maquete do manguezal. Por fim, com a colaboração da comunidade e a pedido da classe foi construído um %u201Cobservatório%u201D para que todos pudessem observar o manguezal do pátio da escola. Professora: Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros Disciplina: Língua Portuguesa %u2013 4º ano Trabalho: As mil e uma noites Cidade: Ituverava - SP A professora Renata organizou um trabalho sistematizado de leitura com o 4º ano, com o objetivo de ampliar o repertório da classe sobre o gênero de aventura. Para isso, foram realizadas várias atividades de escrita: coletivas, em duplas e depois textos individuais. Durante todo o processo, a educadora reforçou a necessidade de se planejar o conteúdo e a forma de um texto antes de escrevê-lo e também promoveu a análise da escrita e fez revisões para aprimorar a produção. No final, as crianças elaboraram contos de aventura, com base nas histórias das Mil e uma Noites.
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