Ensino_EducacaoBasica

Mais de 483 mil estudantes farão o Enade neste domingo

postado em 21/11/2014 12:13

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014 será aplicado no domingo, 23, em todas as unidades da Federação. Farão as provas 483,5 mil concluintes, matriculados em 1,48 mil instituições de educação superior.

As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h (de Brasília). Os participantes devem chegar com antecedência aos locais de aplicação. Os portões serão abertos às 12h.

O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele estará sujeito às mesmas consequências daqueles que não comparecerem e também ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame. Ou seja, a partir das 16h (de Brasília).

Até o dia de realização das provas, estará aberto o período para resposta eletrônica ao questionário do estudante. O preenchimento, obrigatório, deve ser feito no ambiente virtual destinado ao participante do exame, na página do Enade na internet. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ser impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso.

O questionário do estudante é um instrumento de coleta de informações, de caráter obrigatório, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.

Cursos ; Nesta edição do Enade será avaliado o desempenho de estudantes de bacharelado e licenciatura e do curso de tecnólogo que tenham expectativa de finalizar a graduação até julho de 2015. Para tanto, precisam concluir mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Também farão o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro próximo e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

A consulta ao local de prova e o preenchimento do questionário do estudante devem ser feitos na na internet.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Confira o por unidade da Federação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação