SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Jovens embaixadores viajam para os EUA na sexta (9)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/01/2015 12:15 / atualizado em 08/01/2015 11:00

Agência Brasília

Embaixada dos EUA/Divulgação
Israel de Araújo Nascimento tem 17 anos e vai para o estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. Ele foi selecionado entre mais de 13 mil estudantes da rede pública de todo o Brasil para participar do Programa Jovens Embaixadores, que leva estudantes para viver uma experiência de três semanas nos EUA.


Morador do Riacho Fundo, Israel teve o perfil aprovado para o programa, sendo reconhecido por sua liderança na monitoria do Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia (CIL C), onde realiza um trabalho voluntário e ajuda alunos que estão com dificuldade para compreender e assimiliar o idioma. Além do trabalho voluntário, ele foi aprovado por ter bom desempenho escolar no Centro Educacional 6 de Ceilândia e possuir fluência em inglês.


Surpreso com a aprovação, ele afirma que está apreensivo e ansioso para aproveitar cada momento da viagem. Israel ficará hospedado na casa de uma família americana e, durante as três semanas do Programa, entrará em contato com a cultura local e participará de reuniões, aulas e outras atividades de capacitação para continuar fazendo a diferença em sua comunidade.

Enquanto aguarda a retirada do visto para embarcar para os Estados Unidos na próxima sexta-feira (9), Israel faz planos para a volta. “Pretendo continuar na monitoria e mostrar para os alunos que qualquer pessoa pode chegar aonde eu cheguei. Quero incentivá-los para que se sintam mais dispostos a estudar inglês, pois muitos desistem antes de terminar o curso. Quero ainda conversar com os diretores para que novos projetos sejam criados para melhorar o ambiente e torná-lo mais atrativo para ajudar os alunos a prosseguirem”, afirma.

Embaixada dos EUA/Divulgação


O programa
O Jovens Embaixadores é de iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e já enviou 367 jovens brasileiros para participarem de um programa de três semanas no exterior desde 2003. Na primeira semana, eles visitam a capital dos EUA, Washington, onde participam de reuniões e projetos sociais. Após o primeiro contato com a cultura local, os estudantes são hospedados por famílias americanas nos diversos estados do país. Nesses locais, participam de atividades culturais na comunidade, além de assistirem aulas e fazerem apresentações sobre o Brasil. Informações pelo site (http://www.jovensembaixadores.org)

Pré-requisitos para participar
Ter entre 15 e 18 anos
Ser brasileiro
Ser aluno do ensino médio na rede pública de ensino
Nunca ter viajado para os Estados Unidos
Ter boa escrita e fluência em inglês
Ter desempenho escolar excelente
Participar de atividades de responsabilidade social
Ter realizado 12 meses de serviços voluntários

Após a análise dos pré-requisitos, o estudante ainda passará por cinco etapas que envolvem o envio e análise dos documentos que comprovam a experiência em voluntariado, prova escrita e oral e seleção pela Embaixada dos Estados Unidos.

publicidade

publicidade