SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Não perca o prazo de diversas olimpíadas do conhecimento

Inscrições para a Obmep terminam na próxima terça-feira (31). Competições de matemática, história e ambiental estão abertas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/03/2015 19:24

O prazo para se inscrever na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep 2015, termina na terça-feira (31). Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição premiará 6,5 mil alunos com medalhas. As escolas interessadas em inscrever alunos no torneio devem acessar o site da Olimpíada e fazer o cadastro.

Com três níveis de participação (nível 1: 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2: 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3: 1º, 2º e 3º anos do ensino médio), a Obmep é dividida em duas fases. Em 2 de junho, ocorrem as provas da 1ª fase. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase em 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da olimpíada em 27 de novembro.

Já a 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática abre inscrições na quinta-feira (2). Organizada pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição será disputada em três fases eliminatórias, de acordo com o nível de classificação dos participantes. O nível 1 é formado por estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível 2, por alunos de 8º e 9º anos; no nível 3, estão os alunos de todos os anos do ensino médio. Estudantes de graduação participam do nível universitário. Os interessados poderão se inscrever até 31 de maio pelo site.

Outras olimpíadas

A 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) está com inscrições abertas. O objetivo é promover debates sobre temas de história nas escolas públicas e privadas do país. Para participar os alunos devem se organizar em equipes compostas por três estudantes, matriculados em 8º ou 9º anos do ensino fundamental ou no ensino médio, além de um professor que será o coordenador da equipe. As inscrições vão até 24 de abril, pelo site. Para participar da olimpíada, as escolas públicas pagarão uma taxa no valor de R$ 30 por equipe, e as escolas privadas uma taxa de R$ 45. A prova consta de questões de múltipla escolha e uma tarefa. Aos professores será oferecido um curso de formação continuada on-line de 45 horas.

Estão abertas também as inscrições para 9ª Olimpíada Ambiental de Sergipe, que vão até 2 de julho. Os alunos e professores podem apresentar trabalhos na área de artes (pintura, escultura, cartaz), produção de texto e projetos na área (essa categoria é exclusiva para os professores). Estudantes e professores têm até 11 de maio para se inscrever no site.

publicidade

publicidade