UnB abordará uso de jogos no processo de aprendizado em seminário

Evento sobre gamificação ocorre em 22 de abril, é gratuito e aberto ao público

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/04/2015 12:58 / atualizado em 13/04/2015 15:42

Em 22 de abril, a Universidade de Brasília (UnB) promove o seminário A gamificação como estratégia educativa: relato de uma cooperação internacional Brasil-Canadá, que abordará a utilização de jogos como metodologia de ensino nas escolas. O evento é gratuito e não exige cadastramento prévio. 

Na ocasião, será realizado o lançamento do livro Gamificação como estratégia educativa, organizado pelo professor da Faculdade de Educação (FE/UnB) Gilberto Lacerda Santos e pela doutoranda em informática e educação pela UnB Mariana Marlière Létti. O seminário e a obra são frutos da experiência de desenvolvimento do software Siga - dispositivo para facilitar a aprendizagem do manuseio de softwares educativos -, elaborado pelo laboratório Ábaco da UnB, em parceria com a Université Laval, do Canadá.

No semirário, os professores Gilberto Lacerda Santos e Richard Gagnon (Université Laval), principais mentores do projeto, discutirão a importância da cooperação internacional para produções brasileiras no campo da gamificação - utilização de mecanismos de jogos com o objetivo de despertar o engajamento em relação a um tema ou auxiliar o aprendizado sobre um assunto - e a elaboração e aplicabilidade do Siga.

O livro é a reunião de sete artigos acadêmicos sobre gamificação, originários dos trabalhos acerca do software Siga. Ao todo, foram confeccionados 500 exemplares, que serão distribuidos gratuitamente durante o seminário.

Programação do seminário

14h - Abertura com a presença do reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntifico e Tecnológico (CNPQ), Hernan Claimovich Guralnik

14h40 - Coffee break
15h - Palestra seguida de discussão

Participe!
Seminário A gamificação como estratégia educativa: relato de uma cooperação internacional Brasil-Canadá
Local: Auditório da Reitoria – Universidade de Brasília
Data: 22 de abril
Horário: das 14h às18h

Informações: gmsbsb@terra.com.br

Entrada franca


Leia!
Gamificação como estratégia educativa
Organizadores: Gilberto Lacerda Santos e Mariana Marlière Létti
Editora: Link Comunicação e Design
172 páginas