SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasileiros dominam a Olimpíada de Matemática do Cone Sul

Representantes do país conseguiram uma medalha de ouro e três de prata

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/05/2015 16:27 / atualizado em 18/05/2015 16:58

Divulgação / Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
A equipe brasileira conquistou o primeiro lugar geral da 26ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que encerrou na manhã desta segunda-feira (18). O evento ocorreu na cidade chilena de Temuco e teve participação de equipes da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, do Peru, do Paraguai e do Uruguai. Os brasileiros conseguiram uma medalha de ouro e três de prata, conseguindo no resultado final 201 pontos.

A equipe é composta pelos alunos Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 15 anos, de Vinhedo (SP), que conseguiu a medalha de ouro, André Yuji Hisatsuga, 15, de São Paulo (SP), Guilherme Goulart Kowalczuk, 15, de Porto Alegre (RS) e Vitor Carneiro Porto, 16, de Fortaleza (CE) que conquistaram medalhas de prata. Os alunos eram liderados pelos professores Krerley Oliveira, de Maceió (AL) e José Armando Barbosa Filho, de Natal (RN).

Divulgação / Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Os vencedores são determinados a partir da soma das pontuações conquistadas nas soluções dos itens dos exames. Cada aluno fez duas provas teóricas compostas, cada uma, por três problemas de matemática. As questões foram selecionadas por júri internacional composto pelos professores líderes das equipes participantes. Nos itens eram cobrados dos alunos conhecimentos em áreas como álgebra, geometria e lógica. As provas foram aplicadas em 15 e 16 de maio e os candidatos tiveram quatro horas para responder cada uma.

Para chegar à competição internacional, os quatro estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e, ao longo de cinco meses, fizeram provas seletivas e listas de exercícios. Os alunos que obtêm as melhores pontuações são chamados para fazer parte da equipe.

A OBM é uma competição nacional e atualmente conta com a participação de cerca de 560 mil estudantes. O evento é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Mais informações sobre estão disponíveis no site da competição.

publicidade

publicidade