SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mostra de cinema aborda as etnias e culturas da criança brasileira

Durante 10 dias, haverá exibição de filmes nacionais e internacionais e debates sobre o cinema infantil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/06/2015 20:33 / atualizado em 11/06/2015 20:50

Divulgação/Daniel Conzi

 

Termina neste domingo (14) a 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que exibe, gratuitamente, desde a última sexta-feira (5), filmes que falam sobre todas as etnias e culturas das crianças brasileiras. O objetivo é estimular a produção e a circulação de filmes para o público infantil, além de exibir filmes que traduzam a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo.

Ao todo, seis longas e 65 curtas metragens estão sendo exibidos no Teatro Governador Pedro Ivo, em Santa Catarina. O evento dá espaço à produção cinematográfica independente feita exclusivamente para crianças, com linguagem própria para elas e objetivos educacionais. A proposta é mostrar filmes que promovam a valorização da cultura, incentivem a autoestima, gerem curiosidade e que divirtam as crianças.

A mostra foi criada em 2002 pela diretora e roteirista Luiza Lins. Desde então, o evento exibiu cerca de 600 curtas metragens, 50 longas e recebeu um público de mais de 400 mil crianças. "Há 14 anos, a Mostra de Cinema Infantil levanta o debate sobre o tema. Acreditamos o investimento em formação é fundamental para o crescimento do cinema brasileiro", explica ela.

Divulgação/Daniel Conzi
Durante o evento, estão sendo realizados também o 14º Encontro Nacional do Cinema Infantil e o Fórum de Cinema e Educação, nos quais o Grupo Nacional Cultura e Infância e a Comissão Nacional do Cinema Infantil reúnem-se à Agência Nacional do Cinema (Ancine), à Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) e à Secretaria do Audiovisual (SAV) para debater a produção nacional de filmes infantis e a exibição deles nas escolas brasileiras.

"No início do ano, um documento a respeito do assunto foi entregue ao ministro da Cultura, Juca Ferreira. A primeira resposta dele foi a criação de um Grupo de Trabalho que começará a discutir a regulamentação da lei nº 13.006/2014", explica Luiza. Essa lei atualiza a lei nº 9.394/1996 e exige a presença de conteúdos culturais nacionais em salas de aula.

Durante o fim de semana, atividades artísticas catarinenses serão realizadas no Palquinho da Mostra e, no domingo (14), às 16h, será a vez do show de encerramento Tic Tic Tati, da cantora Fortuna, que traz músicas de Hélio Ziskind (do Cocoricó - TV Cultura) e letras da escritora Tatiana Belinky.

Para saber mais, acesse o site da mostra.

Serviço:

14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
De 5 a 14 de junho
Teatro Governador Pedro Ivo - Rodovia SC 401 - Km 5 - N° 4600 - Florianópolis (SC) - (48) 3665-1630

 

publicidade

publicidade