SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Valparaíso realiza projeto de incentivo à leitura para alunos da região

Projeto Embaixadores da leitura promove momentos de leitura durante período escolar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/06/2015 15:25

A Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás está incentivando seus alunos a ler. Com o projeto Embaixadores da leitura, realizado desde 2013, alunos e professores do ensino fundamental, promovem leituras e discussões semanais sobre livros.

Cada escola do município escolhe quatro representantes para o projeto, dois alunos e  dois professores. Os alunos ficam responsáveis pela mediação da leitura, promovendo ações e projetos literários e tirando um tempo de aula para dedicar à analise de um texto. Os professores supervisionam o trabalho dos estudantes e desenvolvem didáticas que mostrem a importância da leitura e aumentem o interesse dos alunos pela prática.

Por ano, o projeto realiza três ações sociais: uma entrega de cestas básicas com livros para comunidades carentes, uma contação de histórias em um orfanato, com doação de brinquedos, e uma contação em um asilo. A secretaria auxilia provendo transporte, camisetas, crachás e kits literários para todas as ações, além de oficinas para os professores.

“Queremos que as escolas despertem o interesse de todos os membros da instituição em relação à leitura. Ninguém fica de fora, zeladores, diretores, professores e alunos, todos participam do momento de leitura”, explicou uma das coordenadoras do projeto, Janice Alves, 32 anos. “Também temos como objetivo ampliar as bibliotecas e pontos de leitura, nas escolas e no município. A leitura indica caminhos para a construção de conhecimento, que pode transformar a realidade em que estamos inseridos”, finalizou Janice.

publicidade

publicidade