SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação discute proposta de criação do Biênio da Matemática 2017-2018

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/07/2015 10:37

Agência Câmara

A Comissão de Educação promove audiência pública nesta terça-feira (14), às 14h30, sobre a proposta de criação do Biênio da Matemática 2017-2018. A realização de audiência pública é pré-requisito para apresentação de um projeto de lei que inclua uma data comemorativa no calendário oficial.

 

O Biênio da Matemática marcaria a realização de dois grandes eventos no Brasil: a Olimpíada Internacional da Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2018).

 

Um dos autores do requerimento, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ressalta a importância da realização do congresso no País. “É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, hoje celebra a conquista do Nobel da matemática”, lembrou o deputado.

 

Ele se referiu ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, um dos convidados para a audiência pública. O matemático, de 35 anos, recebeu em agosto do ano passado a Medalha Fields, popularmente conhecida como o "Nobel da matemática". Ele é o primeiro ganhador do prêmio na América latina.

 

Além de Ávila, foram convidados para a audiência pública: o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana; o diretor-geral do Impa, Cesar Camacho; o diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yuan Jinyun; e o matemático Jacob Palis, professor do Impa e ganhador do prêmio Balzan em 2010 por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos.

publicidade

publicidade