SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasil conquista seis medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

País avançou 12 posições em relação à última edição da disputa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/07/2015 15:27 / atualizado em 15/07/2015 18:39

O Brasil conquistou três medalhas de prata e três de bronze na 56ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), promovida entre 4 e 16 de julho em Chiang Mai, na Tailândia. No ranking geral por países, o Brasil saiu da 34a colocação para a 22a.
Divulgação Olimpíada Brasileira de Matemática

Os estudantes Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo (SP), Murilo Corato Zanarella, 17 anos, de São Paulo (SP) e Daniel Lima Braga, 17 anos, de Eusébio (CE), ganharam as medalhas de prata. João César Campos Vargas, 17 anos, de Passa Tempo (MG), Gabriel Toneatti Vercelli, 17 anos, de Osasco (SP) e Rafael Filipe dos Santos, 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ), levaram as medalhas de bronze.

“O principal hobbie do Daniel é estudar, por incrível que pareça”, relata o corretor de imóveis Fernando Lima Saraiva, 48 anos, pai de Daniel Lima. Segundo Fernando, o estudante sai de casa para a escola às 6h e só volta às 22h. “Mesmo não tendo aula, ele prefere estar no colégio”, afirma. Daniel já participou de competições na África do Sul, na Romênia e na Argentina e quer fazer faculdade nos Estados Unidos. “A gente ficou muito feliz com a medalha, principalmente porque agora ele está nessa etapa final para aplicação em universidades americanas e isso conta muito no currículo”.

Criada em 1959, a IMO ocorre anualmente em junho e recebe estudantes de até 19 anos que não tenha ingressado na universidade. Na edição deste ano, participaram 577 estudantes de 104 países. A IMO de 2016 ocorrerá em Hong Kong.

publicidade

publicidade