SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Agenda da educação

Brasileiros mundo afora

Chance de viajar e aprender outro idioma atrai jovens no ensino médio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/07/2015 12:19 / atualizado em 30/07/2015 12:21


Paloma participou de três programas de intercâmbio (Carlos Vieira/CB/D.A Press)
 

 

Paloma participou de três programas de intercâmbio


Brasileiros mundo afora

Chance de viajar e aprender outro idioma atrai jovens no ensino médio

Paloma Pinheiro faz parte do grupo de jovens que não desperdiçaram oportunidades de estudar fora do país. Foram três programas de intercâmbio durante o ensino médio, e todos com bolsa. No primeiro, em 2013, ela ficou um mês no Goethe Institut em Frankfurt, na Alemanha. No ano passado, foi selecionada para o programa Jovens Embaixadores, da Embaixada dos Estados Unidos, e, em agosto, passou para o programa Brasília sem Fronteiras, do Governo do Distrito Federal.

Mesmo com as interrupções no ano letivo, ela afirma que as viagens não atrapalharam os estudos. “No último ano que viajei, eu estava prestes a fazer a prova da UnB, mas, quando estava lá fora, eu não ficava completamente alheia ao que acontecia. Aprendi muito”, diz. Hoje, Paloma, que fala inglês, alemão e francês, estuda relações internacionais — foi aprovada no início do ano no Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Ela acredita que o tempo que passou fora contribuiu para a escolha da carreira. “Foi importante para ter contato com o mundo e conhecer mais sobre mim. Isso me ajudou a fazer escolhas que me levaram a estar aqui hoje”, diz.

Nem mesmo a crise afetou a ida dos brasileiros ao exterior. Segundo levantamento da agência de intercâmbio IE, ocorreu apenas uma migração dos intercambistas em razão da alta do dólar. De janeiro a junho deste ano, a procura por intercâmbio nos Estados Unidos diminuiu 22% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, esse foi o percentual de aumento na busca por programas na Nova Zelândia e no Canadá, países que completam a lista dos três destinos mais procurados por alunos do ensino médio.

Para se candidatar a uma vaga nesses países, o diretor da IE, Marcelo Melo, explica que a antecedência varia de dois a seis meses, a depender do tipo de intercâmbio escolhido. O high school — como é chamado o ensino médio lá fora — pode ter duração de cinco a 10 meses. Outra opção são os summer camps, que duram de duas a quatro semanas. Neles, o estudante tem aulas de inglês todos os dias e é acompanhado por monitores.

PRÊMIO
Solução para um mundo melhor


Estão abertas até 20 de setembro as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Resposta para o Amanhã. Podem participar professores e estudantes do ensino médio da rede pública de todo o país. A premiação contemplará projetos que apresentem soluções para melhorar o mundo a partir de conteúdos das áreas de ciências da natureza e da matemática. A inscrição deve ser feita por meio do site respostasparaoamanha.com.br pelo docente que leciona disciplinas dessas áreas.

FIQUE ATENTO

fies abre Inscrições na segunda


Começam na próxima segunda-feira as inscrições para a segunda edição deste ano do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O período de registro termina às 23h59 de 6 de agosto. As inscrições serão feitas em apenas uma etapa, pelo site sisfiesportal.mec.gov.br. Confira as principais informações sobre a seleção:

Mudança

A principal novidade desta edição é que o sistema usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério classificatório. O sistema apresentará as notas de corte parciais para cada curso, assim como ocorre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
 
Critérios

Podem se inscrever estudantes que não tenham concluído o curso superior e com renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos e meio. É necessária ainda nota mínima de 450 pontos e maior do que zero na redação de alguma das edições do Enem a partir de 2010.

Resultado

O resultado será divulgado em 10 de agosto. No total, serão ofertadas 61,5 mil vagas. Os estudantes classificados serão pré-selecionados na chamada única e devem concluir o cadastro no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) de 13 a 22 de agosto.

CIDADANIA

Chance ao diálogo


O governo federal lançou, na última terça-feira, o programa Dialoga Brasil. Por meio de uma plataforma digital, qualquer brasileiro poderá se cadastrar e propor, votar ou apoiar ideias para ações do Executivo. Uma das quatro áreas temáticas incluídas é a educação. As três propostas mais apoiadas começarão a ser respondidas em novembro. Para participar, basta acessar o site dialoga.gov.br e votar ou fazer uma proposta.


PARA ASSISTIR

 (FOX/Divulgação)
 

Viagem no espaço


A série Cosmos: odisseia no espaço é uma verdadeira aula sobre o universo em que vivemos. Além de trazer conhecimentos sobre astrofísica, os episódios tratam de grandes descobertas científicas que marcaram a história da humanidade. A bordo de uma nave espacial imaginária, o astrofísico americano Neil deGrasse Tyson apresenta fenômenos físicos, químicos e biológicos que transformaram a Terra, além de fenômenos astrofísicos que intrigam e fascinam pesquisadores até hoje. O próximo episódio vai ao ar na segunda-feira, no National Geographic Channel, às 22h10. A série também está disponível no FOXplay e para assinantes do Netflix.

publicidade

publicidade