Brasil ganha menção honrosa em olimpíada internacional de astronomia

País ficou em 20º lugar no ranking das 41 nações participantes. Evento foi sediado em Magelang, na Indonésia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/08/2015 18:40 / atualizado em 05/08/2015 18:51

A equipe brasileira que participou da 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica conquistou quatro menções honrosas. Os premiados foram Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES), Felipe Roz Barscevicius, de Sorocaba (SP), João Paulo Krug Paiva, de Curitiba (PR), e Yassin Rany Khalil, de Primavera do Leste (MT). O evento começou em 26 de julho e  terminou na última terça-feira (4) na cidade de Magelang, na Indonésia. O grupo ainda contou com o estudante Pedro Henrique da Silva Dias (Porto Alegre, RS) e os líderes Gustavo Rojas (UFSCar) e Eugênio Reis (MAST/MCTI). Os demais participantes do grupo ganharam apenas certificados de participação.

“O Brasil sempre foi premiado nas olimpíadas de astronomia. Neste ano, o nível das provas foi muito elevado. Mesmo assim, nossos alunos conseguiram menções honrosas, ficando à frente de outros países com tradição na competição. Fomos o único país da América Latina a obter premiação”, informou Gustavo Rojas, líder da equipe. Na classificação final, o Brasil ocupou a 20ª posição, entre os 41 países participantes. A vencedora foi Joandy Pratama, da Indonésia.

Prêmio bônus


Carolina Guimarães ainda poderá conhecer as instalações do Observatório Europeu do Sul. A capixaba ganhou a oportunidade por ter sido a melhor colocada no processo seletivo para as olimpíadas de astronomia no exterior. A viagem será realizada entre sexta (7) e domingo (9).