SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasil ganha menção honrosa em olimpíada internacional de astronomia

País ficou em 20º lugar no ranking das 41 nações participantes. Evento foi sediado em Magelang, na Indonésia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/08/2015 18:40 / atualizado em 05/08/2015 18:51

A equipe brasileira que participou da 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica conquistou quatro menções honrosas. Os premiados foram Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES), Felipe Roz Barscevicius, de Sorocaba (SP), João Paulo Krug Paiva, de Curitiba (PR), e Yassin Rany Khalil, de Primavera do Leste (MT). O evento começou em 26 de julho e  terminou na última terça-feira (4) na cidade de Magelang, na Indonésia. O grupo ainda contou com o estudante Pedro Henrique da Silva Dias (Porto Alegre, RS) e os líderes Gustavo Rojas (UFSCar) e Eugênio Reis (MAST/MCTI). Os demais participantes do grupo ganharam apenas certificados de participação.

“O Brasil sempre foi premiado nas olimpíadas de astronomia. Neste ano, o nível das provas foi muito elevado. Mesmo assim, nossos alunos conseguiram menções honrosas, ficando à frente de outros países com tradição na competição. Fomos o único país da América Latina a obter premiação”, informou Gustavo Rojas, líder da equipe. Na classificação final, o Brasil ocupou a 20ª posição, entre os 41 países participantes. A vencedora foi Joandy Pratama, da Indonésia.

Prêmio bônus


Carolina Guimarães ainda poderá conhecer as instalações do Observatório Europeu do Sul. A capixaba ganhou a oportunidade por ter sido a melhor colocada no processo seletivo para as olimpíadas de astronomia no exterior. A viagem será realizada entre sexta (7) e domingo (9).  

publicidade

publicidade