SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes de Aracaju fazem feira de ciências em escolas do DF

Os jovens foram convidados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para apresentarem invenções de robótica em escolas públicas do Distrito Federal. As feiras de ciências ocorrem até segunda (28)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/09/2015 18:19

Estudantes de Aracaju promovem edições da Feira de Ciências Itinerante em escolas públicas do Distrito Federal. A iniciativa voluntária é do professor de robótica Heli Lucas Santos, que dá aulas em escolas particulares de Sergipe. A feira conta com a participação de 200 estudantes de quatro escolas da rede privada de ensino de Aracaju - Colégio Bom Pastor, Colégio Cepi Expansão, Colégio do Salvador e Colégio CCPA; além de um estudante do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Aracaju. Os aprendizes têm aulas de robótica e sistemas tecnológicos como disciplinas obrigatórias na grade curricular. Dentre eles, cinquenta foram convidados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a temporada em Brasília, onde apresentam suas invenções em quatro escolas da rede pública. O grupo passou pelo Centro de Educação Fundamental 1, pela Escola Classe 304 Sul e pela Escola Classe 305 Sul. Nesta sexta-feira (25), os estudantes devem visitar a Escola Parque 308 Sul, das 8h às 12h. Na segunda-feira (28), o ciclo das feiras de ciências é encerrado na Escola Classe 304 Sul, das 8h às 17h.

 

A proposta é incentivar o ensino de robótica nas escolas públicas do DF. No evento, os jovens mostram suas invenções, como robôs e braços mecãnicos, além de instruir os demais estudantes sobre como podem desenvolver tecnologia enquanto estudam conteúdos de química, física e ciências.

 

Entre os inventos expostos no projeto estão o robô JV5, que envia imagens por meio de conexão bluetooth, e os óculos inteligentes, que podem ser usados por pessoas com deficiência visua, por detectar objetos e emitir aviso a distância de 60cm. Esse último recebeu prêmio durante a Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes.

publicidade

publicidade