SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Alunas do Centro de Ensino Médio 2 do Gama representam DF na Mostratec

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/10/2015 10:19 / atualizado em 28/10/2015 12:42

 

As estudantes Juliana Macedo e Sthefany Aline Falcão estão representando o Distrito Federal na maior feira internacional de ciência e tecnologia, a Mostratec

Jovens cientistas, de 14 a 20 anos, se reúnem para apresentar 380 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas na Mostratec, que começou na última terça-feira (27) e segue até sexta-feira (30), em Novo Hamburgo (RS). A Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental.

As jovens do CEM 2 do Gama decidiram levar para a 30ª edição o projeto Análise comparativa do nível de proteção dos materiais à radiação ultravioleta. Juliana Macedo, participou de eventos locais, como a Semana de Ciência e Tecnologia, mas conta que a experiência na Mostratec é uma novidade. “É uma experiencia empolgante para mim. Esta feira é diferente, já que é renomada e tem muitos estrangeiros. O nível de trabalho deles é muito diferente, mais dinâmico.”

 

 

 

A jovem cientista revela que seu interesse pelo mundo da ciência partiu de uma amizade de escola. “Eu tinha entrado no ensino médio e conheci uma menina. Ela fazia parte do Clube de Ciência, e eu me encantei. Resolvi participar. Vi que um dos temas para projeto era radiação. Aquilo despertou o meu interesse.”

Juliana explica a importância de avaliar o nível de radiação de objetos comuns. “ É muito importante termos esta preocupação. Todos os dias estamos expostos à radiação, seja ela qual for. Por isso criamos este mecanismo, para testar a porcentagem de objetos do nosso cotidiano.”

No evento, os brasileiros dividem espaços com pesquisadores de mais 19 países, como Bósnia e Herzegovina, Uruguai e Turquia. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br.

 

 

 

 

publicidade

publicidade