SIGA O
Correio Braziliense

Nos vestígios da língua portuguesa

O famoso detetive Verbond e o estudante Zeca saem à procura de um vilão que roubou todo o conhecimento dos alunos e professores do Colégio Sagralles: é a aventura do livro 007 e o sujeito, que será lançado neste sábado (28) por quatro estudantes brasilienses

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/11/2015 13:55 / atualizado em 24/11/2015 18:26

Jéssica Gotlib /Especial para o Correio

Rachel Arentz Bandeira
Três alunos do sétimo ano, João Marcelo Squarisi, 12 anos, Matheus Santos, 13, e Thiago Rover, 13, e um do oitavo ano, Leo Marino, 14, precisam de reforço escolar em análise sintática, mas não têm muito tempo nem empolgação para realizar a tarefa. A saída para esse desafio foi encontrada pela avó de João Marcelo, a jornalista Dad Squarisi: misturar diversão e conteúdo numa história cheia de reviravoltas e mistérios.

 

Das oficinas para ajudar os garotos, nasceu o livro 007 e o sujeito. Na saga, o detetive Verbond é mandado a uma escola em que alunos e professores parecem não se lembrar de nada. Sem pistas, ele se une a Zeca – o único estudante que, por sorte, não teve a memória roubada.

 

Ao longo da história, o leitor encontra lupas numeradas que o remetem a informações explicadas numa cartela no fim da publicação. Seguindo as pistas e acompanhando a investigação feita por Verbond, é possível desvendar o mistério, salvar o Colégio Sagralles e entender bastante de sintaxe.

 

“O mais legal é que nós aprofundamos o conteúdo que aprendemos na escola ao mesmo tempo em que nos divertimos”, conta Thiago Rover, um dos autores. “Eu não gosto tanto de ler, mas até acho que li mais este ano por causa do nosso livro”, diz João Marcelo. “Além de tudo, ficamos famosos”, completa Matheus. "Alguns dias escrevíamos 5 capítulos e em outros 10. Nesses últimos nós brincávamos menos e trabalhávamos mais, mesmo assim sempre era divertido", lembra Thiago.

 

“Português é muito abstrato, então é preciso contextualizar o conteúdo para incentivar o interesse. Durante a criação do livro, dei pra eles a ideia do conhecimento em cápsulas e eles criaram o restante da história“, explica Dad. 

 

O livro será lançado neste sábado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, onde também ocorrerá uma sessão de autógrafos com os meninos, das 16h às 19h.

 

 

Mais Ativos/Reprodução
007 e o sujeito

Autores: João Marcelo Squarisi, Leo Marino, Matheus Santos e Thiago Rover

Coordenação: Dad Squarisi

Ilustrações: Sandro Rolim

Editora: Mais Ativos Educação Financeira

R$ 39 

 

Lançamento

Sábado (28)

na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi

das 16h às 19h