SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Alunos de Centros Olímpicos mergulham na cultura nordestina no domingo (13)

Crianças de Ceilândia e Samambaia vivenciam experiência com literatura de cordel, teatro de mamulengo, oficina de pintura e outras atrações no Vila Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/12/2015 18:27 / atualizado em 11/12/2015 19:09

Vila Brasil/Divulgação

Na manhã deste domingo (13), dezenas de alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada) e Samambaia farão um mergulho na cultura nordestina durante a segunda edição do evento Vila Brasil, na Praça das Fontes do Parque da Cidade. A parceria entre a Fundação Assis Chateaubriand e a R2 Produções levará a criançada a desfrutar da programação infantil especial.

Haverá contação de histórias no Espaço do Cordel, recebimento de livros na Árvore do Saber, teatro de mamulengo e oficina de pintura com o artista Jô Oliveira, ilustrador pernambucano de trabalho reconhecido nas estéticas do cordel e da xilogravura, com inspiração nos bonecos do mestre Vitalino, no mamulengo e em diversas manifestações folclóricas. Os pequenos farão ainda um passeio pela área Brasil de todos os cantos, onde haverá réplica da Igreja do Nosso senhor do Bonfim de Salvador (BA) e outras atrações culturais.

 

A equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand ministrará um aulão de capoterapia para os presentes. “Muitos de nossos alunos são de famílias com origem nordestina e nunca tiveram a oportunidade de viajar para conhecer a terra natal de seus pais e avós. Essa será uma oportunidade para que eles vivenciem a riqueza cultural desses lugares e tenham uma experiência diferente da que estão acostumados nas quadras esportivas dos Centros Olímpicos e Paralímpicos”, explica Eduardo Gay, gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand.

A ideia do Vila Brasil é propor uma reflexão em solo candango, reconectando os brasilienses com os estados que influenciaram na construção da capital, a fim de despertar a memória afetiva de suas ligações com o Nordeste, região tão bem representada no Distrito Federal.


Atrações

O ilustrador Jô Oliveira também apresenta no evento a exposição O Mapa da Arte, onde traz uma grande obra representando a região Nordeste, além de uma instalação com referências a cada um dos nove estados. A programação abrange vários públicos e segue até a noite, com diversos shows, feira de artesanato, grafite e oficinas. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura do DF e Secretarias de Turismo do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. A produção é assinada pela R2 Produções, Carlos Constrantino e Km Eventos.

 

Saiba mais

Centros Olímpicos no Vila Brasil
Quando: 13 de dezembro (domingo), das 8h30 às 11h
Onde: Vila Brasil – Praças das Fontes, Parque da Cidade (em frente ao estacionamento 9)

publicidade

publicidade