SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Jovens embarcam para os Estados Unidos para aprender sobre voluntariado

Eles foram escolhidos pelo Projeto Jovens Embaixadores, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e embarcam nesta sexta-feira (8). Dois alunos do DF estão entre os selecionados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/01/2016 00:02 / atualizado em 07/01/2016 11:45

André Violatti/Esp. CB/D.A Press

 

Cinquenta alunos da rede pública de todo o país (entre eles dois estudantes do Distrito Federal) embarcam nesta sexta-feira (8) para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Eles foram os escolhidos da 14ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Missão Diplomática do país norte-americano. Ontem (6), o grupo reuniu-se na embaixada da nação de destino, em Brasília, para fazer entrevistas de visto e receber as últimas orientações antes da viagem.
 
Os alunos passarão pela capital estadunidense, Washington D.C, e depois serão divididos entre quatro cidades: Seattle, em Washington; Portland, no Oregon; Tulsa, em Oklahoma; e Pensacola, na Flórida. “O objetivo do programa é aproximar esses jovens dos dois países. São meninos e meninas que tem um perfil diferenciado e que terão a oportunidade de levar a experiência que adquiriram aqui para o exterior e também trazer para cá o que está sendo feito por lá”, explica a coordenadora do programa, Marcia Mizuno.
 
Entre os pré-requisitos para participar da seleção estão manter boas notas na escola, ter perfil de liderança, apresentar bom comportamento em casa e estar engajado em atividades voluntárias ou de responsabilidade social por pelo menos um ano, além de ter fluência oral e escrita em inglês. Os estudantes também precisam passar por entrevista e provas orais e escritas. Durante o período da viagem, os alunos ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias e visitarão projetos sociais e escolas, além de participarem de reuniões com autoridades do governo do país e líderes de organizações não governamentais.
 
Melissa Colleen Pereira, 17 anos, e Danilo Ricardo Rodrigues, 16, são os representantes do DF no programa. Moradora do Recanto das Emas e aluna do Centro Educacional 104, ela irá passar a temporada em Seattle. “Tenho zero experiência no exterior! Acho que esse período será muito importante para abrir a mente sobre as possibilidades do trabalho voluntário, que é o principal foco do programa. Temos algumas áreas no Brasil, como saúde e educação, que não são exemplares, então acredito que posso aprender bastante sobre os modelos de fora para melhorar o nosso”, afirma Melissa.
 

André Violatti/Esp. CB/D.A Press
Desde pequena, ela participa voluntariamente do Clube de Desbravadores Asa Branca, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia do local onde mora. Durante 2015, ela foi a conselheira responsável por acompanhar um grupo de seis meninas de 11 anos e auxiliá-las na preparação física, mental e espiritual. “Ensinamos desde cozinhar e realizar atividades domésticas até ações de sobrevivência em situações de perigo e lições religiosas. O meu pai fez parte desse grupo e eu e meus irmãos continuamos a tradição da família”, conta a estudante, que pretende seguir carreira como professora de inglês. “Como já faço esse trabalho ensinando crianças, sempre me imaginei dando aulas”, completa.
 
A experiência de viajar para o exterior começa a mudar os planos que Danilo havia feito para a carreira. Antes decidido pela profissão de médico, ele agora considera também cursar relações internacionais. “A medicina é uma carreira muito humanitária, assim como é o trabalho voluntário que eu faço, então sempre tive o sonho de atuar nessa área. Mas gosto muito de idiomas e estou considerando seguir a profissão de diplomata”, afirma o garoto que, além do inglês, também fala francês e estuda japonês.
 
Em Ceilândia, onde Danilo mora e estuda, ele é coroinha e catequista na igreja Nossa Senhora da Glória e também atua em projetos sociais na Pastoral da Criança. “Nós fazemos um acompanhamento de mães da comunidade, desde a gestação até os seis anos de idade da criança. Fazemos um pouco de tudo: pesamos os bebês para saber se estão ganhando peso, arrecadamos alimentos e verificamos a saúde”, explica.
 
Para ele, que embarcará para Tulsa, a viagem será uma oportunidade para aprimorar os projetos nos quais trabalha aqui no Brasil. “Nós que somos jovens temos muita ânsia de mudança. Poder sair do país e conhecer outras pessoas, outra família, será uma oportunidade maravilhosa. Estou muito feliz e empolgado para ver como funciona o trabalho voluntário de jovens por lá”, destaca.

 

Outras regiões

André Violatti/Esp. CB/D.A Press
Lucas de Lellis, 15, e Francisco Neto, 17, foram os selecionados do Amazonas para participar do programa. Por participar do Clube do Meio Ambiente na escola em que estuda, Lucas está indo para Portland, no Oregon — a segunda cidade mais sustentável do mundo. "Como trabalho com um projeto de meio ambiente acredito que conseguirei absorver muito conhecimento lá. Na última ação que fiz no projeto em que atuo aqui, fizemos um levantamento sobre atitudes que as pessoas tomaram ao ver uma torneira aberta ou desperdícios na escola. A ideia é saber o que as pessoas deixam de fazer e realizar campnhas de conscientizando, diznedo para que elas alertem um funcionário caso vejam desperdício, por exemplo", conta.

 

André Violatti/Esp. CB/D.A Press
Francisco também segue viagem para Seattle nesta semana. Segundo ele, a viagem será uma oportunidade para mostrar um pouco da cultura brasileira e quebrar paradigmas. "A maioria das pessoas conhece pouco do Brasil, muitas vezes só o Rio de Janeiro e a Amazônia. Será uma oportunidade de mostrar que o meu estado tem muito mais. A cidade onde moro, por exemplo, é conhecida como a Terra do Guaraná", destaca Francisco, que mora em Maués. Na região, ele é voluntário no Ponto de Cultura e atua como guia, fotógrafo e editor de vídeos. Os dois concordam que a maior dificuldade da viagem será enfrentar a diferença de clima. "Lá estará muito frio, e Manaus é quente e úmido. Acho que esse vai ser o principal estranhamento", prevê Francisco.

 

 

André Violatti/Esp. CB/D.A Press
Licya Alves, 17, e Augusta Saraiva, 17, estão no grupo que irá para Pensacola, na Flórida. Lycia mora em Barbalha, no Ceará, e é voluntária no Monitoramento Jovem de Políticas Públicas, que prepara jovens para liderar projetos políticos nas comunidades. Augusta é de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e atua como secretária no Centro Estudantil Unificado (CEU) da escola. Vou levar o meu melhor para lá, trocar ideias e tentar trazer ferramentas que possam ajudar os projetos daqui. Também é uma oportunidade de quebrar tabus e mostrar no exterior as belezas, a cultura e quem são as pessoas do nosso país", afirma Lycia. "Trabalho em um projeto na área de educação, e os Estados Unidos é um dos países com a melhor educação do mundo. Acho que essa experiência irá me ensinar como aperfeiçoar os sistemas daqui", completa Augusta.

André Violatti/Esp. CB/D.A Press


Histórico

O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública de ensino já embarcaram para o país. Nesta edição, foram mais de 13 mil inscritos.
 

Saiba quem são os Jovens Embaixadores:
Adriano Vinicios Emidio, 16 anos, Abreu e Lima (PE)
Amanda de Souza Teixeira, 17 anos, Lavras (MG)
Ana Carolina de Almeida Mendonça, 17 anos , Boa Vista (RR)
Ana Lívya Almeira, 17 anos, Maceió (AL)
Ana Luíza de Souza, 17 anos, São José dos Campos (SP)
Ana Paula Gonçalves, 18 anos, Franca (SP)
Anatelli Anne Fagundes, 18 anos, Guarapari (ES)
Arthur da Silva Cordeiro, 18 anos, Portal do Paraná (PR)
Augusta Saraiva, 18 anos, Rio Grande (RS)
Camila Lopes Zanotti, 17 anos, Marília (SP)
Cindyneia Ramos Catanhêde, 17 anos, São Luís (MA)
Danielly Augusta Ramos, 17 anos, Ivinhema (MS)
Danilo Ricardo Rodrigues de Souza, 16 anos, Ceilândia (DF)
Déborah Alexandra Carneiro, 18 anos, Jaboatão dos Guararapes (PE)
Djeison Rique Barazetti, 18 anos, Lucas do Rio Verde (MT)
Edson Cezário de Santana Neto, 18 anos, Rio de Janeiro (RJ)
Eduardo Menezes Almeida, 18 anos, Cruzeiro do Sul (AC)
Francisco Chagas Neto, 17 anos, Maués (AM)
Gabriel Gomes Ferreira, 17 anos,  Goiânia (GO)
Gabriel Marques Muniz, 16 anos, São Paulo (SP)
Gabrielle de Brito Silva, 16 anos, Teresina (PI)
Gercina Emanuelle Alves, 16 anos, São João (PE)
Guilherme Oliveira Coutinho, 16 anos, Rio de Janeiro (RJ)
Isadora Letícia Mendonça, 17 anos, Francisco Beltrão (PR)
Jadson Silva Oliveira, 18 anos, Lauro de Freitas (BA)
João Paulo Gonçalves, 18 anos, Ariquemes (RO)
Jonathan Carvalho Souza, 17 anos, Manaíra (PB)
Karen Kritstine Ferreira, 17 anos, Uberlândia (MG)
Karla Samilly Lima, 17 anos, Fortaleza (CE)
Leonardo Rodrigues Resende, 16 anos, Monte Carmelo (MG)
Licya Maria Teixeira Alves, 17 anos, Barbalha (CE)
Livia Rosi Siqueira, 17 anos, Colatina (ES)
Lorenna Santos Vilas Boas, Candeias (BA)
Luana Souza Dias, 15 anos, Goiânia (GO)
Lucas de Lellis Silva, 15 anos, Manaus (AM)
Lucas Maros, 16 anos, São Bento do Sul (SC)
Luísa Guerra da Silva, 17 anos, Itabirinha (MG)
Mariana de Sousa Loureiro, 16 anos, Aracaju (SE)
Mateus de Souza Jeronymo, 17 anos, Campo Grande (MS)
Mauricio Saturnino Santos, 17 anos, São Paulo (SP)
Melissa Colleen Vilas Boas de Sousa, 17 anos, Recanto da Emas (DF)
Miguel Angelo Fabrin, 15 anos, Ipumirim (SC)
Nicholas de Oliveira Silvestre, 18 anos, São Gonçalo do Amarante (RN)
Pedro Patrique Ferreira, 18 anos, Franca (SP)
Pedro Oliveira Venanci, 17 anos, São Gonçalo (RJ)
Rafael Alves de Lima, 17 anos, Natal (RN)
Rodrigo Carvalho Dias, 18 anos, Araguaína (TO)
Ruan Magalhães Rodrigues, 17 anos, Belém (PA)
Sabrina Oliveira Melo, 17 anos, Belo Horizonte (MG)
Wueneton Bruno Lima Picanço, 17 anos, Macapá (AP)

publicidade

publicidade