SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Novo dicionário incorpora regras do acordo ortográfico

A versão impressa traz mais de 32 mil significados de palavras, além do aplicativo que pode ser baixado no site da editora

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/02/2016 15:33 / atualizado em 02/02/2016 16:01

Reprodução/Editora Moderna
O Instituto Antônio Houaiss, pela primeira vez em parceria com a Editora Moderna, lançou novo modelo de dicionário, o Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. A novidade para quem adquirir a obra física é que ela vem com um código que dá acesso a uma versão online do dicionário.

O dicionário traz mais de 32 mil verbetes, com as novas regras de acentuação, hifenização e grafia, de acordo com o Acordo Ortográfico. Também indica, por exemplo, a separação de sílabas, do plural, do feminino, do aumentativo e do diminutivo. Além disso, oferece a pronuncia figurada de palavras estrangeiras e o significado de expressões, regionalismos e palavras de áreas técnica e científica.

De acordo com Rodrigo Villar, coordenador editorial do instituto, o lançamento veio para atingir jovens que estão em fase escolar e querem descobrir outras palavras e funções linguísticas. “Mas o Pequeno Dicionário não foi feito apenas para esclarecer dúvidas do público escolar. Por ser um pequeno dicionário completo, ele também será útil, com sua abrangente nominata, para o público adulto em geral”, completa.

Na versão digital, o leitor poderá fazer consultas de significados de palavras por meio de um aplicativo. Quando uma palavra é inserida com a grafia errada, a plataforma on-line sugere a escrita correta. Além disso, permite que o usuário tenha três níveis de detalhamento das informações da palavra procurada e três tamanhos de fontes diferentes. O aplicativo pode ser encontrado no site da editora para os sistemas iOS, Android e Windows.


Na estante
Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Autor: Antônio Houaiss
Editora: Moderna
Número de páginas: 1.176
Preço: R$ 61,00

publicidade

publicidade