SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições para a Olimpíada Escrevendo o Futuro foram prorrogadas

Alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio podem participar. Novo prazo vai até 16 de maio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/02/2016 12:19 / atualizado em 03/05/2016 16:00

A Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) lançaram a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Com o tema “O lugar onde vivo”, o concurso de produção de textos é para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o país. A cada edição, o programa atinge cerca de cinco milhões de alunos. O prazo para que professores das redes municipal e estadual se inscrevam foi prorrogado até 16 de maio pelo site.

O objetivo do concurso é que os estudantes resgatem histórias e aprofundem o conhecimento sobre comunidades e territórios. “Além da estratégia para apoiar os professores e incentivar a escrita e a leitura em sala de aula, o programa busca ressaltar a riqueza de repertório do Brasil. O jovem se sente muito mais motivado quando escreve sobre o lugar onde mora”, observa Ângela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social.

A olimpíada ocorre a cada dois anos e é dividida em categorias: poemas para os alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental; memórias no 7º e 8º; e crônica no 9º ano. No ensino médio, os estudantes do 1º ano também escrevem uma crônica; enquanto no 2º e 3º anos um artigo de opinião.

publicidade

publicidade