SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação básica

Referência no ensino médio, colégio do Rio recebe ministro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/03/2016 17:24

Portal MEC

 

Nada melhor do que conhecer o que dá certo para disseminar em outros lugares. Com esse intuito, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve no Rio de Janeiro em visita ao Colégio Estadual Chico Anysio, em Andaraí. A escola é referência no ensino médio integral com uma proposta curricular.

 

O Ensino Médio de Referência implementado na escola compreende uma concepção contemporânea de educação que promove a formação plena do estudante com a introdução de novo currículo e nova proposta pedagógica, que prevê o desenvolvimento cognitivo associado ao socioemocional, de maneira intencional e estruturada. “Essa escola, com tudo que vi, é uma escola que merece ser observada. Algumas coisas são muito interessantes. Vocês têm um ambiente que favorece muito ao estímulo, o trabalho em equipe, a disciplina”, lembrou o ministro durante visita a uma das turmas.

 

Mercadante teve um bate-papo descontraído com os alunos. Depois da visita em sala de aula, ele reuniu estudantes no auditório do colégio. Lá, falou sobre temas de interesse dos jovens, como as formas de ingressar no ensino superior, além de ouvir os garotos e garotas. Em determinado momento, lembrou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas remanescentes e da Base Nacional Comum Curricular.

 

O modelo da escola é fruto de parceria entre a Secretaria de Educação do estado do Rio e Instituto Ayrton Senna, e se viabiliza por meio das seguintes estratégias de inovação: organização curricular integrada e flexível, adaptável a diferentes arranjos curriculares; metodologias integradoras, aplicadas de forma intencional e organizada; formação continuada de toda equipe da unidade escolar, da regional e da sede; planejamento integrado, que configura momento de organização pedagógica essencial à implementação da proposta curricular.

 

O resultado do bom trabalho foi visto claramente pelo ministro. Durante a conversa no auditório, a professora Luanda dos Santos Pereira Oliveira mostrou o prazer com que trabalha. “Eu sempre adorei dar aula. É o que faço de melhor na vida. Mas aqui eu me aprimorei como profissional. Quando você se apropria do exercício de transformar aquele aluno, você se transforma também”, disse.

 

De acordo com os números do Censo Escolar de 2014, o Colégio Estadual Chico Anysio teve taxa de aprovação de 96,3% na primeira série e 94,8 na segunda. A taxa de abandono foi de 0%.

publicidade

publicidade