SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasiliense chega a etapa nacional de concurso de língua inglesa

Victor Corso vai concorrer à vaga para etapa final em competição de oratória. Caso vença, jovem viajará para Londres e concorrerá com estudantes de outros 49 países

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/04/2016 20:44 / atualizado em 01/04/2016 20:51

A etapa nacional da International Public Speaking Competition (Competição internacional de falantes do inglês, em tradução livre) será na próxima quinta-feira (7). O evento é realizado pela União dos Falantes da Língua Inglesa (ESU, na sigla internacional) e visa promover o encontro de jovens, de 16 a 20 anos, para praticar oratória por meio de um concurso com quatro fases.

A primeira é entre alunos das filiais de escolas de inglês associadas à ESU, que no caso do Brasil é a Cultura Inglesa. Em seguida, ocorre uma etapa regional e outra nacional, para a qual são enviados sempre dois estudantes. Neste ano, o brasiliense Victor Corso,16, vai para Belo Horizonte competir nacionalmente. Ele está no master 2, último nível da graduação na Cultura Inglesa.

“Eu achei que não ia passar na fase regional, porque tinham dois vencedores, a maior nota do público e a maior nota dos jurados. Minha esperança era o público, e quando chamaram outra pessoa eu desanimei. Nunca imaginei que fosse receber a maior nota dos juízes”, conta.

O tema deste ano foi a frase “a forma mais comum de desistir do seu poder é acreditando que você não tem nenhum”. Os concorrentes prepararam discursos de 5 minutos e apresentaram diante de uma plateia e três jurados. O discurso deve ser o mesmo até a última fase, podendo apenas sofrer pequenas correções, incentivadas pelos professores orientadores.

De acordo com o regulamento do concurso, os alunos precisam ter habilidade para falar em público, saber fazer leitura crítica do mundo, ter entendimento sobre ética global e social, além de saber pesquisar, analisar, interpretar e sintetizar ideias.

Victor quer seguir carreira diplomática e acredita que a experiência terá impacto positivo sobre suas habilidades de oratória. Ele adora história e filosofia e decidiu falar sobre as disputas de poder ao longo do tempo.

O estudante afirma estar confiante para a próxima etapa. “Eu me reuni muitas vezes com a minha professora, para fazer meu discurso e responder perguntas elaboradas por ela a respeito do que eu falei”, explica.

O vencedor da fase nacional recebe um certificado e um troféu de recordação. Outro prêmio é uma viagem de 4 dias para Londres, para participar do evento internacional, previsto para ocorrer de 9 a 11 de maio. Estarão competindo estudantes de 49 países e do Brasil.

Para participar, basta ficar atento aos avisos da Cultura Inglesa no início de cada ano.

publicidade

publicidade