SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Escolas que desejem inscrever seus alunos devem realizar inscrição até 31 de maio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/04/2016 11:28

A 38ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) recebe inscrições até 31 de maio. As escolas públicas e particulares deverão realizar a inscrição pelo site para posteriormente indicar um professor responsável e os alunos participantes. 

O objetivo da competição é detectar talentos, contribuir para a melhoria do ensino de matemática no país e selecionar estudantes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais do gênero. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. A olimpíada também conta com um nível universitário, voltado para estudantes de graduação. As inscrições para essa categoria vão de até 2 de setembro, também no site.

A primeira fase da olimpíada será em 17 de junho, e a segunda etapa ocorre em 16 de setembro, nas escolas dos candidatos. Em 22 e 23 de outubro, os estudantes da educação básica participam da final. Os universitários farão as provas nos mesmos dias dos demais, estando exclusos da primeira etapa. O resultado deverá ser divulgado em dezembro. 

Os melhores classificados serão convidados a participar da 20ª Semana Olímpica, em janeiro de 2017. No evento será realizada uma seleção de estudantes para as diversas olimpíadas internacionais de matemática das quais o país participa, como a Romanian Master in Mathematics, Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Olimpíada Ibero-americana de Matemática, Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários e a Olimpíada Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática, entre outras.  

publicidade

publicidade