SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Agenda da educação www.correiobraziliense.com/euestudante e-mail: euestudante.df@dabr.com.br

Ler para expandir horizontes

Hábito de leitura contribui para bom desempenho escolar e em provas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/05/2016 14:07 / atualizado em 26/05/2016 14:12

Minervino Junior
A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada este mês pelo Instituto Pró-Livro (IPL), mostrou que tem aumentado o número de livros lidos por estudantes na educação básica. Na edição anterior, com dados de 2011, alunos do segundo ciclo do ensino fundamental liam, em média, 1,84 obras no período de três meses anteriores à pesquisa. Em 2015, esse número passou para 2,75, acima da média nacional dos brasileiros, de 2,54. No ensino médio, o indicador foi de 1,91 para 2,49.

Para a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, toda leitura é importante, de livros didáticos ou de literatura. Esses últimos são essenciais para despertar a imaginação, ter contato com diferentes emoções e conhecer diversos momentos históricos e contextos culturais. O despertar para o outro e para o mundo, como ela descreve, contribui para formar um leitor pleno, com capacidade de análise crítica. Dessa forma, ele conseguirá relacionar o conteúdo de qualquer texto a outras informações e verdades.

Essa é uma habilidade essencial aos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que sempre contextualiza as questões com fatos do cotidiano. “Quando você lê, desenvolve um vocabulário melhor e constrói frases mais lógicas, mais inteligentes”, ressalta Zoara. “Esse domínio pleno da leitura é fundamental inclusive para dominar os conteúdos didáticos”, diz.

As estudantes do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental Polivalente Ellen Cristine Gomes, Ana Cristina Costa e Dhimylee Barbosa dos Santos, todas de 13 anos, reconhecem essa importância, tanto para começarem a se preparar ao ritmo de estudos mais forte do ensino médio quanto para as carreiras que quiserem seguir depois da educação básica. “Para mim, ler é viajar sem ter mala. Quando eu leio o livro, entro naquele universo. É fantástico”, diz Dhimylee. A sensação é compartilhada por Ana Cristina: “Assim, eu posso explorar mundos diferentes”. Títulos de ação, aventura e romance são os que mais atraem ela e a colega Ellen. As três já foram destaques em leitura na escola.

De olho no Enem
 
Simulado gratuito

A Secretaria de Educação do Distrito Federal realizará uma nova edição do simulado gratuito nos moldes do Enem. As provas serão aplicadas em 6 e 7 de julho, na unidade escolar do próprio aluno. A novidade este ano é que alunos de 50 escolas da rede privada também poderão participar —  confira a lista completa no site www.correiobraziliense.com.br/euestudante. As escolas devem inscrever os alunos até a próxima terça-feira,  pelo link bit.ly/1qJoTkG. Os estudantes da rede pública são inscritos automaticamente.
 
Vagas na UCB

Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para ingresso na Universidade Católica de Brasília (UCB) pelo Enem. As chances são em 37 graduações presenciais e 11 cursos a distância. Serão aceitos candidatos que tenham participado de qualquer edição do exame de 2012 a 2015 e que tenham obtido nota igual ou superior a 200 pontos em cada uma das provas objetivas e na redação. A taxa custa R$ 35 e o cadastro deve ser feito em portal.ucb.br/processo-seletivo.

Fique atento

A partir da próxima quarta-feira, será liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos móveis. Os participantes terão acesso a informações sobre todas as etapas do exame e poderão acompanhar o andamento da inscrição.

 

 

 

Você viu?

Foi só abrirem as inscrições para o Enem 2016 que começaram a surgir memes e comentários nas redes sociais sobre a prova (foto). É hora de se concentrar nos estudos e não deixar o conteúdo acumular!

JOVEM SENADOR
CONCURSO DE REDAÇÃO

Até 19 de agosto, o Senado Federal recebe inscrições para o Jovem Senador 2016. Serão selecionados, por meio de concurso de redação, estudantes do ensino médio de até 19 anos matriculados em escolas públicas estaduais. Eles terão a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Congresso Nacional. As instituições de ensino devem promover um concurso de redação interno e enviar o texto vencedor à Secretaria de Educação, que selecionará três para representar o DF na etapa nacional. Mais informações em www.senado.leg.br/jovemsenador.

VESTIBULAR
SELEÇÃO DA UnB ESTÁ PRÓXIMA

Faltam menos de 10 dias para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB). As provas serão aplicadas em 4 e 5 de junho, das 13h às 18h. Os locais de aplicação foram divulgados ontem, na página do Cespe — www.cespe.unb.br/vestibular. No primeiro dia, cairão 30 itens do idioma escolhido pelo candidato (espanhol, francês ou inglês) e mais 120 de português, literatura, geografia e história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia, além da redação. No segundo, serão 150 itens de biologia, física, química e matemática.

 

publicidade

publicidade