SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes do ensino médio simulam Nações Unidas em evento

Com o objetivo de estimular o debate de questões atuais e apresentar carreiras ligadas à área de relações internacionais aos estudantes, colégio promove 15ª edição do Sigma Mundi

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/06/2016 21:32 / atualizado em 02/06/2016 22:05

A 15ª edição do Sigma Múndi reúne 400 alunos do ensino médio de todas as unidades do Colégio Sigma para encenar reuniões de instituições públicas como a Câmara dos Deputados e o Senado, e de organizações não governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Antes de atuar, os estudantes passam por quatro treinamentos para entender a dinâmica de cada comitê e o tema que será discutido.

Neste ano, os órgãos nacionais simulados falarão sobre a proteção de dados pessoais na internet, enquanto os internacionais debaterão os direitos das mulheres no Oriente Médio. Criado há 15 anos, o projeto é uma simulação que ocorre todos os anos com um tema diferente, em geral, ligado a questões anteriormente debatidas na agenda pública e na mídia.

 

Cecilia Cipriano, 17 anos, está no 3º ano do ensino médio e conta que o projeto auxilia os participantes a compreenderem melhor a realidade. “Não é apenas para quem quer fazer relações internacionais, a experiência ajuda a criar líderes. Aprendemos a ver pontos de vista diferentes e nos colocar no lugar do outro”, diz.

Paulo Macedo, professor de geografia e coordenador do projeto, salienta a importância da simulação na vida dos jovens. “Em um evento como esse, eles adquirem autonomia e aprendem a sintetizar informações. Além disso, são apresentadas várias profissões, o que colabora bastante na hora de decidir uma carreira a seguir”, observa.

Também no 3° ano, Luiz Filipe, 16, participará da simulação pela primeira vez neste ano. Para ele, estar no projeto significa mais que uma simples atividade extraclasse. “Sinto que essa experiência irá me ajudar na vida pessoal e acadêmica, pois poderei desenvolver uma oratória melhor e aprender a lidar com a vergonha de apresentar ideias em público”, conclui.

 

A 15ª edição do Sigma Múndi começou nesta quinta-feira, das 19h às 20h30, e vai até sábado, das 8h às 23h. Além dos debates, os alunos vão participar no sábado de uma noite com comidas típicas de cada país representado na simulação.

 

publicidade

publicidade