SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Olimpíada de Matemática premia 84 alunos da rede pública do DF

Competição teve 6,5 mil vencedores em todo o Brasil. Governador Rodrigo Rollemberg participou da entrega das medalhas nesta terça-feira (12)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/07/2016 19:01

 Renato Araújo

Treze estudantes de Brasília receberam nesta terça-feira (12) medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A premiação ocorreu no Museu Nacional da República. Outros 167 alunos também foram condecorados: 116 com medalhas de bronze e 51 com de prata. Seiscentos e oitenta e seis participantes tiveram menção honrosa na competição.

Dos 13 medalhistas de ouro, cinco são de escolas vinculadas à Secretaria de Educação. Os alunos da rede pública de ensino do DF também receberam 17 condecorações de prata e 62 de bronze. O restante das premiações foi para estudantes do Colégio Militar de Brasília, do Colégio Militar Dom Pedro II e do Colégio Militar Tiradentes.

De acordo com o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Claudio Landim, é comum que alunos de Brasília estejam nas primeiras colocações da competição. “O DF sempre se destaca, mas desta vez também nos chamou atenção o número de alunos da Secretaria de Educação que ganharam”, disse.

Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, presente na premiação, as ciências exatas são essenciais para o crescimento do País. “A matemática está em tudo e é fundamental para a produção de energia e o desenvolvimento de tecnologia. É um estímulo estratégico para que o Brasil passe por este momento de crise.”

Na cerimônia, 2 professores receberam tablets e 17 ganharam diploma. Foram distribuídos às instituições 12 kits didáticos (com livros e jogos de matemática), 10 troféus e 19 certificados.

A competição teve, em todo o Brasil, 18 milhões de inscritos nos três níveis do programa: ensinos médio; fundamental oitavo e nono ano; e fundamental sexto e sétimo ano. A olimpíada premiou 6,5 mil pessoas em todo o País. Em Brasília, 250 mil alunos participaram das provas.

As edições são anuais e ocorrem desde 2005. Os medalhistas de ouro têm de comparecer à cerimônia oficial de entrega das condecorações no Rio de Janeiro, em 9 de novembro. A ocasião reunirá os 500 primeiros colocados da competição.


Como participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
As escolas devem se cadastrar para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A inscrição dos alunos é voluntária. A primeira fase da competição deste ano ocorreu em junho, e a segunda será em setembro.

Também compareceram ao evento o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o subsecretário de Educação Básica, Daniel Crepaldi; o coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Reginaldo de Abreu; o presidente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana; e outras autoridades.

 

Agência Brasília

publicidade

publicidade