Dia da Educação Infantil

Escola investe em integração de alunos, pais e funcionários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/08/2016 18:32

O empenho de pais, familiares, cuidadores, professores, gestores e demais responsáveis pelo desenvolvimento das crianças é sempre lembrado no Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto. Para Michelle Mendes, diretora do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professora Norma Andrade Nogueira, do Rio de Janeiro, a escola também tem a missão de integrar pais e funcionários, para que todos participem de forma ativa do processo educativo.

 

“Buscamos adequar os horários para que os pais possam comparecer pessoalmente, o que fortalece o vínculo da escola com os familiares, além de promover o diálogo e ajudar a preparar os conteúdos das aulas”, afirma. “Essa interação é saudável para o desenvolvimento infantil. Precisamos do respaldo e da confiança dos pais para que o trabalho tenha bons resultados.”

 

A diretora avalia que educar é um processo contínuo e requer dedicação, carinho e criatividade. “Criamos eventos com datas comemorativas e brincadeiras, o que tem melhorado o desenvolvimento dos alunos. Recebemos as cartilhas do governo e adequamos o material à realidade da comunidade. Aqui, as crianças têm contato com países e culturas diferentes por meio de concertos musicais e encontros com profissionais de diversas áreas, o que desperta a curiosidade dos alunos”, explica.

 

O espaço atende a cerca de 300 bebês e crianças, abrangendo desde creche à alfabetização. Maria Lúcia Gonçalves Teixeira é mãe de João Calixto, de seis anos, matriculado no EDI. Ela diz sentir-se privilegiada por poder acompanhar de perto o processo de aprendizado.

 

“Antes, meu filho tinha medo de brincar na área externa com os coleguinhas”, conta. “Agora, participa de todas as atividades, e percebi também que desenvolveu as habilidades de escrita, tornando-se mais ativo. João adora criar personagens nos desenhos”. Para ela, o ambiente escolar é mais que um trabalho. “Fiz bons amigos aqui, passamos a ajudar uns aos outros e marcamos encontros fora da escola. Nos fins de semana marcamos passeios e encontros com as crianças.”

 

Interatividade

Para facilitar o atendimento aos pais, funcionários da EDI fluminense incluíram nas atividades cotidianas o uso de ferramentas interativas, como whatsapp e redes sociais. “Os recursos auxiliam na hora de tirar dúvidas dos pais,principalmente aqueles que não têm condições de comparecer diariamente à escola, mas querem permanecer informados sobre as atividades”, avalia a diretora. “Estamos agora com um projeto do blog. Nele, vamos oferecer dicas e informações úteis aos pais e familiares.”