SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação básica

Prazo para coleta de dados do censo escolar encerra dia 31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/08/2016 17:53

Portal MEC /MEC

O prazo para coleta de dados do principal levantamento estatístico anual da educação básica brasileira, o Censo Escolar 2016, encerra nesta quarta-feira, 31. Todas as escolas públicas e particulares do país devem participar da pesquisa, que reúne informações detalhadas sobre as unidades de ensino, alunos e professores.

 

Diretores e responsáveis pelas escolas, de todas as etapas e modalidades da educação básica, devem preencher as informações por meio do sistema Educacenso, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa primeira etapa inclui dados como infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes.

 

A coordenadora-geral do censo escolar do Inep, Célia Gedeon, explica que os dados serão publicados no sistema no dia 20 de setembro, para que as escolas possam conferir as informações, retificar ou incluir algo, se necessário. O resultado da primeira fase tem previsão de ser divulgado em dezembro.

 

Na segunda etapa do levantamento, serão coletados dados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos declarados (aprovação, reprovação e abandono). A abertura do módulo Situação do Aluno está prevista para começar em 2 de fevereiro de 2017.

 

“Para termos um panorama da educação brasileira, precisamos que todas as escolas – desde a creche até o ensino médio e também a educação profissional – respondam o censo todos os anos”, afirma Célia.

 

O detalhamento é importante e requer atenção durante o preenchimento, pois subsidia a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos da União a estados e municípios. As informações do censo são usadas, ainda, para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 

O cronograma completo do Censo Escolar 2016 está na Portaria nº 286/2016, do Inep, publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de junho de 2016.

 

Acesse o sistema Educacenso.

publicidade

publicidade