SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Exército Brasileiro realiza o 1º desafio global de conhecimento

Aproximadamente 400 alunos vão participar da competição

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/09/2016 12:05 / atualizado em 29/09/2016 12:10

O Exército Brasileiro realiza, a partir de hoje, das 8h às 18h, o 1º Desafio Global do Conhecimento do Sistema Colégio Militar do Brasil, no Colégio Militar de Brasília. O evento, que só vai terminar sábado (1º/10), será dividido em duas atividades diferentes: Feira de Ciências e uma simulação de Agências das Nações Unidas nomeada “Mundo CM”. A simulação desenvolverá a discussão sobre temas atuais nos mesmos moldes das mesas de debates realizadas na Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A Feira de Ciências apresentará cerca de 300 trabalhos confeccionados pelos alunos, além de estandes das Forças Armadas sobre meio ambiente e exposição com os trabalhos dos 13 estabelecimentos da rede de ensino militar que foram selecionados sob o tema “Projetos de sustentabilidade aplicáveis ao meu Colégio”.O tema central do competição Mundo CM será “Visibilidade de grupos minoritários, ressignificação de direitos”,em que debatidos problemas contemporâneos, como a crise migratória no mediterrâneo; programas de transferência de renda e seus impactos na redução da pobreza; trabalho infantil e a responsabilidade social do Estado e a violência sexual como arma de guerra no continente africano. Durante a simulação, está agendada a palestra Geopolítica na África ministrada pelo general Ricardo Rodrigues Canhaci, que tem vasta experiência em ações naquele continente. Também haverá uma simulação do Conselho de Segurança da ONU, que será realizado em inglês sobre a situação em Ruanda. Todo o evento será aberto ao público.

 

Cerca de 400 alunos do Ensino Básico do Sistema Colégio Militar do Brasil, vindos das cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria, estão participando do desafio. Todas as atividades serão coordenadas pelos próprios alunos sob a supervisão de profissionais do Sistema Colégio Militar.

publicidade

publicidade