SIGA O
Correio Braziliense

Uma pausa na rotina

A Semana do Saco Cheio começa na próxima segunda-feira (10) e estudantes de colégios de Brasília ficarão três dias sem aulas. Mas isso não significa que irão deixar de lado os estudos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/10/2016 20:30 / atualizado em 07/10/2016 20:33

Paulo Peres / Divulgação

Faltando 28 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), colégios irão paralisar as atividades para a Semana do Saco Cheio — que engloba dois feriados: dia das crianças (12) e dos professores (15) — período em que muitos estudantes aproveitam para descansar, ou até para viajar com os amigos, e fugir da pressão do vestibular. Entretanto, isso não significa pausa nos estudos. Muitos jovens aproveitarão as horas fora de sala de aula para aprofundar os conteúdos.

Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Distrito Federal (Sinepe), as instituições de ensino têm liberdade para se adequar aos feriados segundo o próprio calendário letivo. Os colégios Ciman, La Salle, Maristão, Leonardo da Vinci e Mackenzie optaram por não interromper as aulas além do feriado na quarta-feira (12). No caso dos colégios Maria Auxiliadora, Sigma e Galois, os alunos terão um recesso maior, de dois dias que se somam ao feriado da quarta.

Para os alunos da rede pública, quinta e sexta-feira podem ser considerados recessos dependendo da escola, mas será preciso repor os dias depois.

Os estudantes do Galois que não quiserem perder o ritmo durante o feriado podem participar do simulado do Enem, que será aplicado no colégio. Segunda-feira (10) a prova será sobre ciências da natureza e ciências humanas e terça-feira (11) será o dia de linguagens e códigos e matemática.

Rotina de Estudos
Vitor Imbroisi, 17, Henrique Ferro, 17, e Mateus Américo, 16, estão no terceiro ano e se preparando para cursar medicina. Com a proximidade do Enem, eles contam que não pretendem diminuir o ritmo, mas vão aproveitar para dormir um pouco mais.

“O Enem está chegando e não temos tempo para ficar só descansando”, afirma Henrique. O estudante já terminou de revisar a matéria dos últimos dois anos do ensino médio está aproveitando para se aprofundar em detalhes das disciplinas.

Vítor concorda que é importante não interromper os estudos, mas ele irá utilizar o tempo também para relaxar e sair com os amigos. “Eu vou continuar estudando durante o dia e nos outros horários pretendo fazer outras coisas como uma praticar uma atividade física e ir ao cinema”, afirma. Para ele, o equilíbrio é muito importante.

Para o diretor do Pré-Vestibular do Galois, Paulo Peres “o Enem não é uma prova só de conteúdos, é também de habilidades. Além de saber o conteúdo, é importante saber fazer o exame”. Para ele, a prática que se adquire com a realização das provas anteriores é uma ótima dica para quem quer mandar bem. “Se você fizer as provas antigas, você vai corrigir as falhas e conseguirá montar um cronograma com os assuntos que precisa focar na reta final.”

“Eu acho que os últimos 28 dias são decisivos, podem fazer muita diferença para nós que queremos medicina, cada pequeno ponto conta”, explica Mateus. O estudante já preparou sua rotina: fazer o simulado durante a manhã e estudar a tarde.