SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Votações do Câmara Mirim estarão abertas até 30 de outubro

Programa do Plenarinho tem como objetivo conscientizar crianças sobre a importância do voto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/10/2016 20:25 / atualizado em 21/10/2016 21:31

O Eleitor Mirim é um programa do Plenarinho - o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil que tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da participação na vida política. A iniciativa é uma simulação das eleições municipais e é realizada nos anos eleitorais, com professores de escolas de todo o Brasil. Uma urna eletrônica virtual também estará disponível até 30 de outubro. Todos os candidatos ficticios, as propostas e os partidos políticos são criados pelas escolas com auxílio dos professores e, então, enviados para a Câmara dos Deputados. A equipe do Plenarinho escolhe cinco para concorrer ao cargo de vereador da cidade fictícia de Plenarópolis, além de fazer a ilustração dos personagens e uma animação com as propostas.

No Eleitor Mirim, em uma data prévia à realização do pleito, crianças mandam sugestões de personagens que serão os candidatos. Eles devem ter uma plataforma política e se engajar em alguma causa. Depois de selecionadas as melhores ideias de candidatos, é a fase de votação. As crianças podem entrar no site do Plenarinho e fazer o título de eleitor para escolher os representantes dos cidadãos da fictícia Plenarópolis.

Crianças e adolescentes que forem visitar a câmara poderão votar no candidato de sua preferência e receberão o Título de Eleitor Mirim. Todo o programa do Eleitor Mirim, com as propostas de cada candidato, estará no site.

Os educadores recebem uma cartilha com textos que abordam, de forma divertida, a importância do voto, a necessidade de acompanhar o trabalho dos políticos eleitos, as possibilidades de engajamento, entre outros aspectos. A cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

publicidade

publicidade