Europa de Portas Abertas será no próximo sábado (19)

Institutos de línguas estrangeiras prepararam programação cultural e pedagógica durante toda a tarde. Serão sorteadas bolsas de estudo e quem participar pode provar a gastronomia típica europeia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/11/2016 19:03 / atualizado em 17/11/2016 19:10

Camila Souza

 

Os amantes da cultura européia terão um dia especial no próximo sábado (19). O Europa de Portas Abertas (EPA) é promovido pelos institutos de línguas estrangeiras parceiros: Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes. A iniciativa proporcionará uma imersão nas culturas e línguas dos países europeus.


A programação inclui diversas atividades artísticas, culturais e pedagógicas relacionadas a cada idioma, como oficinas de bricolagem e de valsa, aulas demonstrativas, sessões de filmes, leitura de contos, exposições de fotos e apresentação do coral Cantus Firmus. Haverá também sorteio de bolsas, contato com a infraestrutura e instalações das instituições de ensino e preços especiais para matrícula.

 

A novidade desta edição é o espaço de gastronomia típica, que será composto por vários food trucks. Dentre os confirmados estão o Chef Knut Gastronomia alemã, Corina Cervejas Artesanais, Tro Cocina, Bar do Calaf e Crepe Voyage.

 

A programação é aberta ao público e ocorre das 12h às 18h na 707/907 Sul, nas sedes das escolas.

 

Confira a programação de cada instituto:

 

Goethe:

 

- 12h às 17h: com seu smartphone, você participa de um sorteio de uma bolsa de alemão no Goethe

 

- 12h às 18h: biblioteca – jogos típicos alemães, como UNO, Monopoly e Ludo

 

- 12 – 18h: corredor - Exposição “País de Inventores-Pesquisa na Alemanha”

 

- 12h às 18h: foyer - Exposição “Lautstark-Música pop alemã” apresenta 15 hits do pop alemão, cujas letras podem ser usadas para estudar alemão ou simplesmente para ouvir em seu celular e curtir

 

- 13h às 16h45: sala 3 - aulas demonstrativas de 15 minutos

 

- 14h às 17h: sala 1 - Estação Alemanha – pais e filhos aprendem alemão brincando

 

- 14h às 17h: sala 2 - Universo animado - curtas de animação alemães com comentários lúdicos da professora de alemão e blogueira Teresa Cavalcante

 

- 14h às 16h: pátio – Sommerfest - Uma tradição na Alemanha para celebrar o início do verão, com atividades e brincadeiras, como amarelinha e corrida de saco – uma verdadeira gincana alemã!

 

- 15h às 16h: foyer do auditório - oficina de valsa com a professora Julia Repa, austríaca.

 

- 15h30 às 17h: auditório - Palestra sobre intercâmbio e bolsas de estudo na Alemanha com Dra. Monica Heitz, Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, convidada com apoio do DAAD-Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

 

- 17h: em frente ao Goethe - Cantus Firmus - A regente Isabela Sekef se apresenta com o premiado coral Cantus Firmus com peças de compositores europeus.

 

Cultura Inglesa:

 

- 14h às 15h: biblioteca - contação de histórias divertidas para crianças

 

- 14h às 15h: sala 5 - palestra sobre exames de Cambridge

 

- 15h às 17h: sala 1: aulas gratuitas demonstrativas para adultos, com duração de 25 minutos

 

- 15h Às 16h: Tea Time: sanduíche Cucumber

 

- 16h às 16h50: auditório: teatro infantil

 

Gastronomia:12h às 13h - Fish & Chips (Gastronomia típica inglesa).

 

Instituto Cervantes:

 

10h às 18h - Exposição Dicionário de Colombianismos, com Embaixada da Colômbia no Brasil: a Embaixada da Colômbia realizará uma exibição de imagens com o objetivo de documentar aquelas palavras ou expressões utilizadas em Colômbia, e assim conservar patrimônio linguístico.

 

12h às 16h - Programação especial para crianças, com pintura de rosto, cama elástica e pula-pula.

 

12h - Contação de história: La sopa quema, com Daiane Reis, professora, contadora de histórias e autora de materiais de espanhol para crianças.“A sopa queima” conta a história de Maria, uma menina que tenta comer uma sopa superquente, que não consegue esfriá-la sozinha. Buscará a ajuda de um rinoceronte que passava por sua casa, de um morcego que se pendurava no lustre... mas será outra personagem, a mais inesperada, que conseguirá ajudá-la. Quem será essa personagem? Venha descobrir e gargalhar com esse conto superdivertido!

 

15h - Oficina Criativa: Retratos de Picasso, com Daiane Reis. Quem é Picasso? Por que ele é tão famoso? Nessa oficina as crianças conhecem a arte contemporânea desse artista espanhol e desenvolvem seu processo artístico e criativo. Ao criar seus próprios retratos “a la Picasso”, utilizam técnicas de pintura e colagem, com diversos materiais. Trabalham as artes plásticas, a psicomotricidade e ao mesmo tempo ampliam os conteúdos linguísticos da língua espanhola como as cores, as partes do rosto e os materiais escolares. Venha e divirta-se no universo da arte!

 

16h- Espetáculo de Flamenco, com grupo Capricho Espanhol. O grupo realizará uma apresentação de umas das mais conhecidas danças da cultura espanhola, oferecendo um repertório vasto e diversificado. O cajón – instrumento percussivo de origem peruana, muito utilizado no flamenco – tem presença marcante nos espetáculos, dialogando em contraponto com os demais elementos per cursivos do flamenco. Programação Instituto Camões (no Instituto Cervantes) Sarau de poesias – ainda sem horário confirmado Com Adeilton Lima Aliança Francesa: Cultural

 

14h às 15h – Mediateca. Leitura de contos para crianças de 4 a 12 anos.

 

14h às 18h – Espaço Cultural. Exposição "Des fleuves, des climats et des hommes". Pedagógico

 

12h às 18h – Em frente à Mediateca. Estande de informações de intercâmbios.

 

14h às 16h – Teste de nível presencial. Com o coordenador pedagógico, Guillaume Perche.

 

14h às 17h – Aulas demonstrativas de francês. Duração de 20 minutos. 17h – Auditório. Palestra ‘Estudar na França: apresentação das possibilidades’. Com Robson de Paula.

 

Endereços dos institutos:

 

Goethe - SHIGS Q 707/907

 

Aliança Francesa - SEPS 708/907 Lote A - Asa Sul

 

Cervantes - SEPS Setor de Edifícios Públicos Sul 707/907 Bloco D

 

Cultura Inglesa - SEPS Setor de Edifícios Públicos Sul 707/907 Bloco D